Atividade e Educação Infantil Projeto Identidade

O Atividade e Educação Infantil Projeto Identidade é um programa voltado para crianças de 0 a 6 anos de idade e seus familiares. O objetivo do programa é fomentar o desenvolvimento integral das crianças, por meio de atividades lúdicas e educativas. Além disso, o programa busca despertar o interesse das crianças pelas suas raízes culturais, a fim de fortalecer a sua identidade.

O Atividade e Educação Infantil Projeto Identidade é composto por diversas atividades, como oficinas de arte, música, dança e teatro. Todas as atividades são ministradas por profissionais qualificados e com grande experiência em trabalhar com crianças. O programa também oferece acompanhamento psicológico e orientação para as famílias das crianças participantes.

O Atividade e Educação Infantil Projeto Identidade é uma ótima oportunidade para as crianças se desenvolverem de forma integral, além de aprendermos mais sobre a importância da nossa cultura e da nossa identidade.

O “projecto identidade” é um projecto educativo que visa promover a identidade e os valores culturais das crianças através da educação. O projecto foi criado em resposta ao número crescente de crianças de famílias de imigrantes no Brasil. O projecto oferece às crianças uma oportunidade de conhecer e celebrar a sua herança cultural, ao mesmo tempo que promove a compreensão e o respeito entre culturas.

Atividade e Educação Infantil Projeto Identidade

Habilidades da Base Nacional Comum Curricular

  • (EI03EO05) Demonstrar valorização das características de seu corpo e respeitar as características dos outros (crianças e adultos) com os quais convive.
  • (EI03EO06) Manifestar interesse e respeito por diferentes culturas e modos de vida.
  • (EI03ET06) Relatar fatos importantes sobre seu nascimento e desenvolvimento, a história dos seus familiares e da sua comunidade.
  • (EI03ET03) Identificar e selecionar fontes de informações, para responder a questões sobre a natureza, seus fenômenos, sua conservação.
Campos de experiência:
  • O eu, o outro e o nós
  • Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações

Público Alvo:

Educação Infantil (Crianças pequenas (4 anos a 5 anos e 11 meses)

Tempo estimado:

10 aulas

Objetivos de aprendizagem:

  • Pesquisar com ajuda da família sobre a origem do seu nome, seus antepassados e seus hábitos.
  • Elaborar uma árvore genealógica da  família com objetivo de conhecer sua história familiar.
  • Valorizar suas características físicas associando-as à dos seus antepassados.
  • Respeitar e valorizar as características físicas e culturais existentes entre colegas de classe e adultos de sua convivência.
  • Reconhecer seus direitos e de seus colegas através de leitura e de vídeos.
  • Identificar através de pesquisa e leitura sobre os animais em extinção.
  • Conscientizar-se que a má destinação do lixo pode provocar poluição do ar, da água e do solo.
  • Refletir sobre a importância da preservação da natureza, associando à qualidade de vida.

Projeto atualizado em 02 de fevereiro de 2020

Este projeto parti da individualidade até chegar ao modo de vida coletivo. Os alunos podem se descobrir e descobrir o outro, bem como entender as diferenças entre os seres humanos.

1ª Etapa

O que será abordado:
Com o apoio da família faça uma pesquisa sobre cada criança. O envolvimento da família é muito importante nesse estudo, até para um resgaste do passado. Usando como norte as seguintes perguntas:
De onde vem os nossos nomes? E os nossos sobre nomes?
Quem é nossa família? Em quantos somos?
Quais os lugares que frequentamos? Por quê?
Onde moramos? Desde de quando? Quem mora em nossas casas?

Faça uma árvore genealógica de cada criança com ajuda da família 

Atividade e educação infantil projeto identidade

Diferenças e direitos 

Explique para as crianças que cada um tem características físicas parecidas com de seus pais biológicos, ou seja, o fator genético determina como vamos ser ao nascer. A cor de nossa pele, dos cabelos, dos olhos são herança genética adquiridas de nosso pais. Mas que existem, também, as características culturais como modo de vida, modo de nos vestir e acessórios que usamos (óculos, brincos, sem eles) que usamos, jeito de agir e falar, ainda assim somos iguais em direitos e deveres.
Faça alguns questionamentos às crianças usando as seguintes perguntas: Somos todos iguais? Quais as diferenças que pode existir entre as pessoas? Quais são os nossos direitos? Aproveite para trabalhar com os alunos o livro “Os direitos das crianças” segundo Ruth Rocha ( Companhia das Letras).

2ª Etapa

Respeito à natureza

O respeito à natureza está intimamente ligado a nossa sobrevivência e também as relações sociais que se estabelecem. Faz se necessário a conscientização sobre a preservação do meio ambiente que nos cerca afim de manter a qualidade de vida da comunidade onde se vive.

Roteiro de trabalho:

a) Leitura da poesia para as crianças: Animais em Extinção e seu habitat

O primeiro passo é a leitura. Em seguida, é feito um trabalho de interpretação do texto. Do que as crianças ouviram, o que mais chamaram atenção delas?

Animais em Extinção e seu habitat

PENSE LÁ NA FRENTE,
UM FUTURO NÃO DISTANTE.
SE AINDA HAVERÁ
ANIMAIS COMO O ELEFANTE…

PARE E PENSE EM UMA PLANTA OU NUM BICHO BEM BONITO,
QUE AINDA HOJE EXISTE
E AMANHÃ PODE ESTAR EXTINTO…

PENSE LÁ NA FRENTE,
NUM FUTURO MUITO PERTO
NÃO TER VERDE, FLORES, FRUTOS
E VIVER EM UM DESERTO.

MAS NEM TUDO ESTÁ PERDIDO,
ISSO EU SEI TENHO CERTEZA,
SE CUIDARMOS COM CARINHO
DESTA NOSSA NATUREZA.

E POR ISSO É MUITO IMPORTANTE
RENOVAR O SENTIMENTO
DE CUIDAR DOS ANIMAIS
E DO REFLORESTAMENTO.

 O professor pedirá para os alunos fazerem um retrato (desenho) da poesia. Estes desenhos que poderão ser expostos numa amostra cultural no final do ano. Os alunos construirão juntos, participando de todos os processos.
Atividade e educação infantil projeto identidade

 

b) Converse com os alunos sobre os animais citados na poesia.

Eles sofrem risco de extinção? Aproveite os conhecimentos prévios dos alunos para saberem o que eles sabem sobre o assunto. Em seguida, Peça para os alunos pesquisarem em livros e revistas, Internet e em casa quais são as espécies ameaçadas no Brasil.

Atividade e educação infantil projeto identidade

 Na roda de conversa leve a turma a refletirem sobre a poluição em sua cidade e como a poluição pode afetar a qualidade de vida em sua cidade. O ar da cidade em que moramos é poluído?  E as ruas são cheias de lixos? Por que?O que acontece quando o lixo é jogado nas ruas? Conte a eles o tempo que um lixo leva para se degradar. Faça uma pesquisa e construa um painel para ilustrar a conversa.
Atividade e educação infantil projeto identidade

 

c) Proponha uma conversa sobre a reutilização de sucatas

Explique as crianças que nem tudo pode ser jogado no lixo, que muitos materiais são recicláveis, como o papel. Brinquedos feitos com materiais reciclados 48 modelos com passo a passo  Faça junto com as crianças alguns brinquedos para brincarem e também expor seus trabalhos!

d) Releitura de obra

O artista plástico Cândido Portinari pintou um quadro chamado Flora e Fauna Brasileira, apresente  aos alunos, Oriente os seus alunos a fazerem, individualmente, a sua própria releitura, usando guache e pincel ou canetinha.
Depois de prontos, exponha os trabalhos em um mural para que todos da escola possam apreciar. Momento culminância: exponha todos os trabalhos feitos durante o projeto buscando nomear as participações individuais e coletivas dos alunos. Obras de Cândido Portinari Cândido Portinari  Flora e Fauna Brasileira

Materiais:

Vídeo O direito das crianças, Ruth Rocha, imagens da pintura de Cândido Portinari  Flora e Fauna Brasileira, lápis de cor e  papel, poema Animais em Extinção e seu habitat,

Avaliação: 

Observação e registro quanto à  participação, interesse e realização das atividades durante o desenvolvimento do projeto.

Fontes de consulta

https://brasileirinhos.wordpress.com/2013/10/17/lendo-os-direitos-das-criancas-segundo-ruth-rocha/
http://poemasepoetas-isabella.blogspot.com/2012/04/animais-em-extincao-poema.html
https://www.revistaartesanato.com.br/brinquedos-com-material-reciclado/
https://www.educolorir.com/imagem-arvore-genealogica-i26872.html
https://www.institutonetclaroembratel.org.br/educacao/para-ensinar/planos-de-aula/meio-ambiente-animais-em-extincao-no-brasil/
https://brasilescola.uol.com.br/curiosidades/tempo-decomposicao-lixo.htm

Leave a Comment