Atividades e Plano de Aula Primavera para a Educação Infantil

A estação de primavera é um ótimo momento para ir para fora e desfrutar do clima mais quente. Este também é um ótimo momento para ensinar as crianças sobre o mundo natural ao seu redor. Aqui estão algumas idéias para atividades temáticas de primavera e planos de lição para a educação infantil:

1. plantar um jardim. Esta é uma ótima oportunidade para ensinar as crianças sobre o processo de plantar e crescer frutas e vegetais.

2. ir a uma caminhada na natureza. Esta é uma ótima maneira de obter um pouco de ar fresco e explorar o exterior.Você pode destacar diferentes plantas e animais, e ensinar as crianças sobre a importância de cuidar do meio ambiente.

3. Faça algumas artes marciais temáticas de primavera. Há muitas artes marciais divertidas que as crianças podem fazer para celebrar a temporada de primavera. Você pode fazer bolas de papel, ou flores de papel de construção.

4. Tenha um piquenique. Esta é uma ótima maneira de desfrutar do bom tempo e ter uma refeição saudável no exterior. Você pode embalar algumas sanduíche saudáveis e snacks, e deixar as crianças jogar jogos no parque.

5.Visite uma fazenda. esta é uma ótima oportunidade para aprender sobre onde nossa comida vem. as crianças podem ver como os agricultores trabalham, e aprender sobre os diferentes animais na fazenda.

Atividades e Plano de Aula Primavera para a Educação Infantil

Faixas etárias:

Crianças pequenas (4 anos a 5 anos e 11 meses)

Objetivos de Aprendizagem e desenvolvimento BNCC

(EI03ET03) Identificar e selecionar fontes de informações, para responder a questões sobre a natureza, seus fenômenos, sua conservação.
(EI03CG05) Coordenar suas habilidades manuais no atendimento adequado a seus interesses e necessidades em situações diversas.
(EI03EO04) Comunicar suas ideias e sentimentos a pessoas e grupos diversos.
(EI03TS02) Expressar-se livremente por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura, criando produções bidimensionais e tridimensionais.
(EI03EF01) Expressar ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivências, por meio da linguagem oral e escrita (escrita espontânea), de fotos, desenhos e outras formas de expressão.

Campos de Experiências

Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações
Corpo, gestos e movimentos
Eu, o outro e o nós
Traços, sons, cores e formas
Escuta, fala, pensamento e imaginação

Objetivos da aula:

Identificar as características da primavera e suas peculiaridades
Diferenciar a primavera das demais estações.
Reconhecer a importância das flores para a manutenção e promoção da biodiversidade.
Observar através de vídeo a transformação das flores em frutos.
Aplicar os conhecimentos adquiridos em atividades práticas.
Expressar suas ideias oralmente, por desenhos e através da escrita espontânea.
Usar habilidades manuais para confeccionar cartões de primavera

Atividade inicial

Leitura do poema “O Nascimento das Flores”

Após o a leitura do poema discuta com as crianças sobre a importância das flores para produção de frutos.  As flores, além de serem belas, tem um papel importante na natureza, a produção de alimentos como as frutas. O poema conta o nascimento de uma flor e consequentemente de uma planta e seu fruto.

Devemos proporcionar aos alunos reflexões, trazendo o tema  primavera como um momento para abordar este assunto de forma envolvente e de muito aprendizado. A proposta do planto é fazer as crianças pensarem sobre a importância e o papel das flores na natureza.

Atividades e plano de aula primavera para a educação infantil
 
Atividades e plano de aula primavera para a educação infantil
 

Atividade 1

Experiências 

Depois de ler o poema “O nascimento das flores”, leve para sala  de aula fotos de pés de laranjas, laranjeira na florada e com laranjas. Leve também a fruta e  parta ao meio, mostrando as sementes aos alunos. Antes de partir a laranja e mostrar as sementes, deixe que as crianças tirem suas próprias conclusões sobre as flores, a partir do poema que foi trabalhado.
Atividades e plano de aula primavera para a educação infantil

 

Para completar o exposto,  que é bem interessante para e ilustrar a transformação da flor em fruta. Um desenho animado que tem proposições bem interessantes e vai aguçar a curiosidade dos alunos sobre as flores.
 

Atividade 2

Produção de frutos e flores

Apoiado no poema, conte para as crianças o que acontece com a semente quando ela cai na terra ” As flores nascem da semente, que caem ao solo a germinar. De uma simples sementinha, vemos uma planta se formar” depois proponha a atividade abaixo. E que também poderá ser feita por meio de desenho pelos alunos representando o ciclo de reprodução de uma planta.
Atividades e plano de aula primavera para a educação infantil
Atividades e plano de aula primavera para a educação infantil
 

Atividade 3 

As cores das flores

Leve as crianças para um passeio em um jardim com intuito de mostrar as diversas cores das flores. Se a escola não tiver essa opção, use imagens de flores (de preferência de flores naturais, flores de verdade) Peça as crianças para verbalizarem as cores. Explique para a turma que as cores das flores funcionam como um atrativo para determinados tipos de insetos com as abelhas que são responsáveis pela polinização.
A polinização é o ato de levar o pólen do órgão masculino da flor para o órgão feminino para que haja fecundação e possam nascer novos frutos e novas plantas. Os coloridos das flores atraem insetos e pequenos animais que em seus pezinhos e bicos transportam esse material. Quando voltarem para sala de aula faça uma lista junto com as crianças das cores e tipos de flores que encontraram durante o passeio.
Atividades e plano de aula primavera para a educação infantil

Atividade 4

As características da primavera 

Na primavera ocorrem temperaturas mais amenas. Esta estação acontece depois do inverno. E é, a época de muitas chuvas que favorecem a florada das plantas. Tudo fica mais verde e colorido pelo o aparecimento de muitas flores. As flores servem de alimentos para muitos insetos como as abelhas que produzem o mel a partir do pólen que são retirados das flores. O pólen é encontrado no interior da flor, também chamado de miolo da flor.
Atividades e plano de aula primavera para a educação infantil
 

Atividade 5

O quebra-cabeças da primavera

Para ficar mais firme colar no papel cartão e recortar na linha demarcada. A importância de se trabalhar com quebra-cabeças vai muito além da diversão, pois exercita a memória visual e trabalha a capacidade de resolver problemas. Ao montar a imagem articulando as peças, a criança busca estratégias para que possa formar o desenho a partir de cores e outros elementos que a  imagem apresenta.

Atividades e plano de aula primavera para a educação infantil
 
 

Atividade 6

Cestinha e cartão de primavera 

A primavera é muito importante na natureza e ela é responsável pela transformação da paisagem. Os jardins ficam cheios de belas flores, borboletas, beija-flores e pássaros de todas as espécies. É um momento de renascimento, um refazer da paisagem. Podemos comemorar a chegada da primavera oferecendo cartões da primavera para nossos familiares e nossos amigos. Você pode criar seu próprio cartão desenhando as paisagens floridas.
Atividades e plano de aula primavera para a educação infantil
Atividades e plano de aula primavera para a educação infantil

 

Recursos

Folhas de atividades, lápis de cor, papel branco para fazer o cartão da primavera, laranjas para a experiências, imagens de pés de laranjas, poema ‘ O nascimento das flores” Vídeo flores e frutos – Show da Luna https://youtu.be/YTuS0j8BEuM

Avaliação

A avaliação acontecerá de forma contínua iniciada nas perguntas orais diagnosticadas no início da aula. Posteriormente, as realizações das atividades e interesse pelo tema da aula. Registro e reflexão sobre as atividade realizadas sobre o aprendizado da turma com a experiência vivenciada.

Fontes de consultas

https://escolakids.uol.com.br/ciencias/por-que-as-flores-sao-coloridas-e-perfumadas.htm
https://pontobiologia.com.br/qual-o-papel-das-flores-em-uma-planta/
http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf

Leave a Comment