Atividades e Plano Dia do Estudante alinhado à BNCC

O Dia do Estudante é uma data muito especial para os alunos do ensino fundamental e médio, pois é uma oportunidade de celebrar uma importância da educação e do estudo. Para alinhar como atividades e o plano do Dia do Estudante à BNCC, os professores devem fazer uma lista de todas as atividades que serão realizadas durante o evento e separá-las por áreas de conhecimento.

lembrancinha dia do estudante

Hoje é o dia do aluno! um dia para celebrar tudo o que alcançamos e tudo o que alcançamos no futuro. Somos o futuro deste mundo, e hoje celebramos o nosso potencial. Este é um dia para lembrar nossos estudos, nossos professores e nossos colegas de aula. Estamos todos juntos, e chegamos até agora.

Hoje celebramos nossa jornada e tudo o que aprendemos. Somos os futuros líderes, cientistas, artistas e pensadores deste mundo.Hoje celebramos a nossa capacidade de sonhar grande e tornar esses sonhos uma realidade.Somos a mudança que queremos ver no mundo, e hoje celebramos o nosso poder de criar essa mudança.

💜Educação Infantil

Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento BNCC

(EI03EO03) Ampliar as relações interpessoais, desenvolvendo atitudes de participação e cooperação.
(EI03EO04) Comunicar suas ideias e sentimentos a pessoas e grupos diversos.

Campos de Experiências

O eu, o outro e o nós

Faixa etária: Crianças pequenas (4 anos a 5 anos e 11 meses)

💚Alfabetização

Ensino Religioso/ 1º ano/ Ensino Fundamental

Unidades temáticas

Identidades e alteridades

Habilidades da BNCC para Ensino Religioso
(EF01ER01) Identificar e acolher as semelhanças e diferenças entre o eu, o outro e o nós.

Objetos de conhecimento

O eu, o outro e o nós

Objetivos específicos desta aula

Expressar suas preferências e vivências através de desenho.
Demonstrar empatia e interesse e acolher as diferenças.
Expressar suas ideias e emoções as pessoas a sua volta.
Cooperar com os colegas demonstrando sentimentos de empatia.

Como foi criado o Dia do estudante?

No dia 11 de agosto, é comemorado, no Brasil, o Dia do Estudante. Essa comemoração acontece desde o ano de 1927 e teve como ponto de partida algo que ocorreu 100 anos antes, isto é, em 1827, na época do recém-instituído Império Brasileiro. Em 11 de agosto de 1827, o então imperador Dom Pedro I 1 autorizou a criação das duas primeiras faculdades do Brasil, a Faculdade de Direito de Olinda, em Pernambuco, e a Faculdade de Direito do Largo do São Francisco, em São Paulo.

Atividade 1

Leitura e roda de conversa sobre o poema ” Sou estudante e sou sonhador”

Para iniciar o tem a ” O dia do estudante” Leia o poema e converse

Lembrancinha dia do estudante
Lembrancinha Dia Do Estudante

com a turma sobre a importância da escola na vida das pessoas. A escola promove a convivência e  o respeito  às diferenças de ideias e opiniões. É na escola a onde aprendemos a pavimentar o caminho para os nossos sonhos. Cada ser humano tem um sonho e devemos respeitar o sonho de cada um. Por mais diferente e  inalcançável que o sonho possa parecer não devemos desmotivar o sonho de uma pessoa. Para ilustrar a conversa, dê exemplos de grandes inventores como Thomas Édison, o inventou da lâmpada, Graham Bell, inventor do telefone. Todas essas pessoas tiveram grandes sonhos que se realizaram e ajudaram a melhorar a vida da humanidade. Os sonhos podem se pequenos, podem ser enormes, mas todos os tipos de sonhos são importantes e devem ser respeitados.

👉Todos os direitos autorais reservado ao autor da obra de acordo com o artigo 5º da Constituição Federal.

Atividade 2

Adivinhando sonhos… 

Para esta atividade irá precisar da lousa ou folha branca. O professor fará o sorteio dos alunos para quem irá começar a brincadeira. O primeiro aluno irá desenhar algo que tem a ver com seu sonho e os demais vão tentar adivinhar somente a através do desenho qual é o sonho do colega.

Lembrancinha dia do estudante
Lembrancinha Dia Do Estudante

Atividade 3 

Brincadeiras dos sonhos

Proponha aos alunos que, individualmente, fale ou escreva o seu sonho. O professor colocará em um envelope e cada aluno pegará um papel com um sonho. Tendo cuidado para o aluno não pegar o papel com o próprio sonho. A proposta é, cada que um fique responsável por um sonho. Um de cada vez apresentará o sonho que está no seu papel.  O professor poderá ler o papel com o sonho daqueles alunos que ainda não sabem ler. O professor perguntará se a turma tem ideia de quem é esse sonho? O que a turma acha sobre o sonho do colega e como ele poderá realizar este sonho? Os amigos podem dar sugestões e soluções para que o colega realize esse sonho.  A proposta da atividade é compartilhar ideias, expressar pensamentos, respeitar o sonho do colega, aprender o valor da empatia, entre outros.

Atividades e plano dia do estudante alinhado à bncc

Atividade 4 

O sonho na palma da mão

Nesta atividade o aluno escreverá seu sonho ou irá desenhar o seu sonho. A proposta é desenhar o contorno da sua própria mão e dentro escrever ou desenhar o seu sonho. Todos os alunos vão compartilhar os seus desenhos com os colegas. Em seguida, o professor poderá montar um mural juntamente com a turma de todos os desenhos.

Atividades e plano dia do estudante alinhado à bncc

 Lembrancinhas do Dia do Estudante 

Imprimir o marcador de páginas no papel mais firme ou colar no papel cartão. Poderá colocar um chocolate ou doce para acompanhar o marcador de páginas.

Atividades e plano dia do estudante alinhado à bncc

Atividades e plano dia do estudante alinhado à bncc

Atividades e plano dia do estudante alinhado à bncc

Atividades e plano dia do estudante alinhado à bncc

Atividades e plano dia do estudante alinhado à bncc

Materiais:

Folhas de atividades, lápis de cor e folha, lousa e marcador de quadro.

Avaliação:
A avaliação acontecerá de forma contínua iniciada nas perguntas orais diagnosticadas no início da aula. Posteriormente, as realizações das atividades e interesse pelo tema da aula. Registro e reflexão sobre as atividades realizadas sobre o aprendizado da turma com a experiência vivenciada.

Fontes de consultas:

Leave a Comment