Atividades Sarau Pedagógico para o Dia Nacional da Poesia

Na celebração do Dia Nacional da Poesia, estaremos hospedando um evento especial de poesia na nossa escola! Este “Sarau Pedagógico” será uma noite de poesia, música e arte, todos centrada em torno do tema da justiça social. Nós convidamos todos os alunos, professores e membros da comunidade para se juntar a nós na celebração do poder da poesia para efeito da mudança.

Atividades Sarau Pedagógico para o Dia Nacional da Poesia para Alfabetização

O que é sarau? 

O sarau é uma reunião de pessoas com objetivos de compartilhar experiências culturais em seu dia a dia. Em um sarau se faz atividades lúdicas recreativas como ouvir músicas, dançar, recitar poesias, ler livros entre outras atividades culturais. A proposta é realizar um sarau com as crianças da Educação Infantil e Alfabetização para comemorar o dia nacional da poesia em 31 de outubro.

Habilidades BNCC Educação Infantil 

(EI03EF07) Levantar hipóteses sobre gêneros textuais veiculados em portadores conhecidos, recorrendo a estratégias de observação gráfica e/ou de leitura.
(EI03EF09) Levantar hipóteses em relação à linguagem escrita, realizando registros de palavras e textos, por meio de escrita espontânea.

Língua Portuguesa Ensino Fundamental 

CAMPO ARTÍSTICO-LITERÁRIO – Campo de atuação relativo à participação em situações de leitura, fruição e produção de textos literários e artísticos, representativos da diversidade cultural e linguística, que favoreçam experiências estéticas. Alguns gêneros deste campo: lendas, mitos, fábulas, contos, crônicas, canção, poemas, poemas visuais, cordéis, quadrinhos, tirinhas, charge/ cartum, dentre outros.
 

Habilidades BNCC Ensino Fundamental

(EF15LP17) Apreciar poemas visuais e concretos, observando efeitos de sentido criados pelo formato do texto na página, distribuição e diagramação das letras, pelas ilustrações e por outros efeitos visuais. Formação do leitor literário/Leitura multissemiótica.

ETAPA 1

Leitura coletiva de poemas 

Alfabetização

A proposta é organizar uma leitura coletiva, com ajuda do professor, de vários poemas durante a semana. A primeira leitura do poema deve ser feita pelo professor para que as crianças percebam a entonação, o ritmo e a musicalidade que existem em um poema. Tendo o cuidado de discutir e fazer a interpretação com as crianças. Trabalhar, também, a estrutura de um poema conversando com a turma e apresentado esse gênero textual. O poema é composto de linhas e cada linha de um poema é chamado de verso. E muitos poemas são compostos de rimas que são palavras que têm sons finais parecidos. Assim, como em qualquer proposta de leitura de poemas precisa ter a exploração e interpretação deste texto para que as crianças se apropriem e entendam a finalidade deste gênero textual.

Educação Infantil (4 e 5 anos) 

Para a educação infantil, o professor vai fazer a leitura do poema de forma a estimular a percepção sonora para que as crianças percebam a entonação, o ritmo e musicalidade que existe em um poema. Tendo o cuidado de discutir e fazer a interpretação do poema com as crianças. O professor irá estimular a expressão oral da turma em relação às opiniões e comentários das crianças sobreo poema. Uma outra forma de interpretação é a ilustração de cada parte do poema. Divida a turma em grupos e cada grupo irá ilustrar uma parte do poema. Poderá organizar de forma individual e fazer um varal para ser apresentado na terceira etapa.

ETAPA 2

Recital de poemas

Alfabetização

Na semana seguinte, o professor irá propor um recital dos poemas lidos pelos alunos.  Para esse recital pode se  pensar em fazer toda uma preparação e construção desse momento com elementos significativos, dependendo do poema que for recitar, por exemplo no poema  “A bailarina” os alunos podem vir fantasiados, de bailarinos, Os alunos podem fazer uma ilustração do poema e distribuir uma cópia para que cada um acompanhe o recital. O professor pode fazer cenário para o recital e tornar esse dia prazeroso e significativo.

Educação Infantil (4 e 5 anos) 

Para a educação, o professor pode escolher um poema que a turma mais gostou para fazer o recital. Será proposto a memorização desse poema que pode ser divido por versos (linhas do poema) para ser memorizado com ajuda do professor e da família.

ETAPA 3 

Produção de poemas 

Alfabetização

Na terceira semana, a proposta será a construção de um poema pelos alunos, seja individual ou coletivo que poderá ser apresentado por eles em um dia preparado pela escola para receber neste recital as famílias das crianças.

Qualquer pessoa é capaz de criar um poema. Precisamos desmitificar que a produção desse gênero textual é difícil. Mostrar as crianças que a poesia é uma criação livre, sem amarras convencionais.

A licença poética é a “liberdade concedida a um artista, não necessariamente um poeta, para se expressar criativamente, sem obediência rígida a um cânone, a uma gramática, a um código ou a um modelo convencional de escrita.”

Veja o exemplo no poema “Poeminho do Contra” de Mario Quintana. Composto de apenas quatro versos e está entre os poemas mais populares de Mario Quintana. A palavra passarinho não se encaixaria em uma produção acadêmica, por exemplo, mas em um poema ela cabe perfeitamente por causa da licença poética.

Poeminho do Contra

Todos esses que aí estão
Atravancando meu caminho,
Eles passarão…
Eu passarinho!

Mario Quintana
Educação Infantil (4 e 5 anos)
Para as crianças da educação infantil, a proposta é recitar o poema que foi memorizado junto com as ilustrações do poema. Poderá fazer um vídeo para ser apresentado durante o recital, antes ou depois. Ou um varal com os desenhos dos alunos. Estimular as crianças a escreverem as palavras (usando a escrita espontânea) que mais chamaram atenção delas em cada verso do poema ilustrado pela turma.
A proposta apresentada trabalha a leitura, a oralidade e a produção escrita.

 

Atividades sarau pedagógico para o dia nacional da poesia

Atividades sarau pedagógico para o dia nacional da poesia

 

Atividades sarau pedagógico para o dia nacional da poesia

 

Atividades sarau pedagógico para o dia nacional da poesia

 

Atividades sarau pedagógico para o dia nacional da poesia

 

Atividades sarau pedagógico para o dia nacional da poesia

 

Atividades sarau pedagógico para o dia nacional da poesia

 

Fontes de consulta

Leave a Comment