Ideias de atividade aulas educação infantil volta as

Aulas de educação infantil são um ótimo momento para que os alunos possam explorar e aprender sobre o mundo à sua volta. Como atividades de aula podemos envolver tudo, desde histórias e músicas até atividades físicas e experimentos científicos. É importante que como atividades sejam planejadas de forma um estimular o interesse e uma curiosidade dos alunos, para que eles possam tirar o máximo proveito da aula.

Como aulas da educação infantil estão voltando e isso significa que os pais precisam se preparar para o início das atividades escolares. Isso significa que você precisará se familiarizar com uma rotina diária de seu filho, incluindo horários de aula, intervalos e atividades extracurriculares. Além disso, você precisará se informar sobre o que está sendo ensinado em cada disciplina e se preparar para ajudar seu filho a aprender e se desenvolver.

Ideias de atividade aulas educação infantil volta as

Neste plano de trabalho compartilho sugestões de atividades para contribuir com o planejamento do professor. O planejamento escolar deve ser feito a partir das necessidades de cada turma.  Cada turma e cada aluno tem necessidades específicas e o planejamento não é estático e nem inflexível. Aproveite as atividades que vão de encontro a sua proposta de trabalho e fique a vontade para modifica-las se for necessário.

Segundo a BNCC, na Educação Infantil, as aprendizagens e o desenvolvimento das crianças têm como eixos estruturantes as interações e a brincadeira, assegurando-lhes os direitos de conviver, brincar, participar, explorar, expressar-se e conhecer-se. Dessa forma entendemos que o planejamento do professor deve estar pautado nas interações e brincadeiras, mesmo que essa interações sejam feitas remotamente.  Bom trabalho!

Habilidades da BNCC

(EI02EO02) Demonstrar imagem positiva de si e confiança em sua capacidade para enfrentar dificuldades e desafios.

(EI02EO06) Respeitar regras básicas de convívio social nas interações e brincadeiras.

(EI02CG03) Explorar formas de deslocamento no espaço (pular, saltar, dançar), combinando movimentos e seguindo orientações.

(EI02EF07) Manusear diferentes portadores textuais, demonstrando reconhecer seus usos sociais.

Campos de experiências trabalhados nestas atividades 

O eu, o outro e o nós

Corpo gestos e movimentos

Escuta, fala, pensamento e imaginação

Faixas etárias: Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses) Adaptar seu planejamento para cada idade.

A adaptação das aulas remotas também se faz necessárias 

Educação infantil A orientação para creche e pré-escola é que os gestores busquem uma aproximação virtual dos professores com as famílias, de modo a estreitar vínculos e fazer sugestões de atividades às crianças e aos pais e responsáveis. As soluções propostas pelas escolas e redes de ensino devem considerar que as crianças pequenas aprendem e se desenvolvem brincando prioritariamente. (Portal do MEC)

Colhendo informações para fins de planejamento 

Primeiras semanas de adaptação são bem importantes para que a criança se familiarize com o ambiente da escola.  Contudo, a preparação dessa acolhida deve começar antes que essa criança chegue à escola. O mesmo acontece com as aulas remotas. O professor deve fazer um diagnóstico precoce dos gostos e preferências da criança, buscando assim um ponto de partida para essa adaptação.

A ficha de adaptação é uma ferramenta importante para colher essas informações dos responsáveis para que o professor possa fazer o seu planejamento incluído cada criança. A entrevista com cada família também é bem importante para colher esses dados. O professor poderá enviar essa ficha para as famílias responderem sobre sua criança.  A ficha abaixo e meramente ilustrativa o professor poderá construir seu modelo adaptando a realidade da sua escola.  Modelo de ficha de adaptação abaixo:

Ideias de atividade aulas educação infantil volta as

O ambiente escolar 

A escola deve ser um ambiente acolhedor, onde as crianças se sintam bem emocionalmente. A escola deve ser organizada de forma que as crianças fiquem confortáveis e queiram estar nela. A sala de aula é o ambiente em que a criança passa boa parte do tempo e deve ser um espaço organizado, colorido, convidativo.

Atividade 1

Explorando a sala de aula

O professor deve organizar a turma de forma que fique do lado de fora da sala de aula. Para essa tarefa o professor pode contar com uma pessoa para ajudar. De uma a uma as crianças entram na sala para explorar o ambiente. O professor se manterá na porta acompanhando todos os passos da criança. Se a criança não se sentir a vontade para entrar na sala sozinha o professor deve acompanha-la. Objetivo da criança manter o foco nos objetos a sua volta. Antes da criança entrar, o professor, explicará que ela deve dar uma boa olhada em tudo.

Quando ela explorar todo o ambiente, o professor perguntará quais os objetos que mais gostou. Quando a primeira criança sair outra criança entrará e fará a mesmo. O professor anotará o nome da criança e os objetos ditos por ela. Quando todas as crianças da turma terminarem de explorar o ambiente, todos devem entrar na sala, o professor organizará a turma em seus lugares. Se sala for ampla poderá fazer a roda de conversa (mantendo a distanciamento social) para que contem suas experiências. O professor organizará perguntas referentes à experiência,

por exemplo: Qual o objeto que mais gostaram na sala de aula e porque? Vocês sabem para que servem? Aproveite para nomear os objetos que as crianças ainda não tenham familiaridade. Pergunte sobre outros objetos que não foram mencionados pelas crianças. Essa atividade vai dar oportunidade para que as crianças se familiarizem com ambiente e valorizem os objetos e suas importâncias no uso cotidiano. . Esta atividade é para ser aplicada de forma presencial.

Ideias de atividade aulas educação infantil volta as

Atividade 2

Desde de muito pequena a criança pode explorar e ligar o seu nome a si mesma e a seus pertences. A criança vai percebendo que seu nome a identifica e a diferencia das demais pessoas.  A  chamadinha pode ser um meio de suporte de escrita em que a criança percebe que o seu nome pode ser representado por letras e essas letras estão presentes em outras palavras quando são vistas em livros de histórias, revistas,  produtos, etc.

Chamadinha da centopeia

Para essa atividade o professor confeccionará círculos de papel cartão colorido e colará os nomes dos alunos em cada círculo. O professor deve fazer um mural onde estará somente a cabeça da centopeia. Antes de montar a centopeia o professor mostrará os círculos com os nomes perguntando se conhecem aquele nome? Se a criança não reconhecer o seu nome no círculo, o professor então falará o nome que está no circulo e entregará para o aluno.

O professor explicará para turma que brincarão de montar centopeia da turma e que cada aluno colocará o circulo com seu nome em cima da mesa ou local previamente preparado para isso! O professor cantará uma música de saudação que inclua o nome do aluno e a medida que o professor for chamando os alunos irão pegar o circulo com seu nome e colocaram em cima da mesa para que o professor monte a centopeia com os nomes dos alunos.

A medida que os alunos forem se familiarizando com a escrita do seu nome, o professor poderá misturar todos os nomes e os alunos poderão identificar o seus nomes no meio dos outros nomes. Dependendo do número de alunos presentes a centopeia vai ficar maior ou menor. Também é momento de trabalhar os nomes dos alunos que faltaram, perguntado sobre o nome que não está na centopeia.

Está atividade pode ser aplicada em aulas remotas por vídeo chamada. O professor poderá fazer o mural em sua casa ou em um lugar preparado para isso e mostrar os nomes as crianças questionando sobre aquele nome que está sendo mostrado. O professor já pode trabalhar a primeira letra do nome, perguntando: Quem tem a  letra “L” no nome?  E assim fará com todos os alunos.

Ideias de atividade aulas educação infantil volta as

Atividade 3

Cada coisa em seu lugar

A criança deve ser estimulada a manter o espaço da  sala de aula organizado. Antes de começar esta atividade o professor conversará com a turma sobre organização, sobre a responsabilidade de cada um com seus materiais e também com os materiais da escola. Para esta brincadeira o professor precisará de caixa de papelão. O professor colará nesta caixa a imagem de cada objeto a ser guardado neste recipiente. Por exemplo pecinhas de lego, brinquedos, livros, etc.

Depois que as crianças aprenderem como guardar cada coisa em seu lugar, o professor poderá organizar dentro da sala de aula lugares específicos para cada coisa e desta forma manter a organização. O professor organizará as caixas na frente da sala e distribuirá os objetos a serem guardados pelos alunos. O professor falará está na hora de guardar as pecinhas de lego! Então, quem está com este material irá guarda-lo na caixa indicada.  E assim por diante até que todos tenham colocado todos os objetos nas caixas. O professor pode organizar os espaços para guarda  os materiais no fundo da sala.

Para aplicar esta atividade de forma remota o professor poderá usar também a caixa com os desenhos dos objetos que serão guardados nas caixas. De posse dos mesmos materiais que os alunos usariam na sala de aula, o professor perguntará para turma a onde guardaria estes objetos e as crianças identificariam pela imagem que está na caixa. Quando as crianças voltarem as aulas presenciais repassem com elas esta atividade para que mantenham a sala organizada.

Ideias de atividade aulas educação infantil volta as

Atividade 4

Circuito pontilhado

Para esta atividade, o professor precisará de giz para riscar o chão. O professor fará pontilhados para que as crianças andem sobre as linhas pontilhadas, linha reta, uma linha com curvas, círculo etc. Estas linhas devem formar um circuito em que passaram pelos vários formatos de linhas. Os alunos não poderão sair da linha, colocando um pé na frente do outro. Está brincadeira deverá ser feita em um lugar amplo para que se mantenha o distanciamento social. O professor poderá chamar um aluno de cada vez para andar sobre a linha. Ganha quem completar todo circuito. O professor pode fazer uma espécie de medalha para estimular a participação de todos!  Esta atividade é para ser aplicada de forma presencial.

Ideias de atividade aulas educação infantil volta as

 

A importância da rotina para as crianças da Educação Infantil 

Criar uma rotina para as atividades da criança traz organização para a vida diária e ajuda a evitar momentos de correria ou estresse infantil. No ambiente familiar, a rotina pode ajudar a tornar a vida das crianças mais tranquila e organizada, pois através dessa organização de tempo e atividades, elas conseguem prever o que acontecerá e também já se adaptam para a próxima tarefa.

Ideias de atividade aulas educação infantil volta as

 

Músicas para organizar a rotina

Sugestões de músicas para rotina da educação infantil: hora da entrada, hora da higiene, formar fila, hora da história, guardar os brinquedos, hora da saída. Estabeleça rotinas também para as aulas remotas (vídeo chamada) e as músicas poderão ajudar. Adaptação de algumas músicas pode facilitar a organização dessa rotina também nas aulas remotas. Dentro do planejamento do professor pode ser inserido algumas rotinas em que os responsáveis poderão acompanhar junto com as crianças.   Músicas para rotinas infantis aqui! e Músicas para rotinas infantis   Música para volta as aulas

Ideias de atividade aulas educação infantil volta as

Fontes de consultas

http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf

https://escoladainteligencia.com.br/a-importancia-da-rotina-para-criancas

https://www.somospar.com.br/dicas-para-construir-um-ambiente-acolhedor/

http://ensinar-aprender.com.br/2011/03/plano-de-aula-para-semana-de-adaptacao.html

http://portal.mec.gov.br/component/content/article/12-noticias/acoes-programas-e-projetos-637152388/89051-cne-aprova-diretrizes-para-escolas-durante-a-pandemia?Itemid=164

1 thought on “Ideias de atividade aulas educação infantil volta as”

Leave a Comment