Modelo de Relatório Individual no Ensino Híbrido Educação Infantil

Nos últimos anos, o ensino híbrido educação infantil tem ganhado bastante popularidade. Com o uso de tecnologias da informação e da comunicação, este modelo de ensino tornou-se mais acessível e eficaz. No entanto, ainda há muitas dúvidas sobre como funciona este tipo de ensino. O presente relatório tem como objetivo esclarecer alguns aspectos do modelo de ensino híbrido educação infantil, bem como fornecer um exemplo de como este modelo pode ser aplicado na prática.

O ensino híbrido é um modelo de ensino que combina aulas presenciais com aulas online. Isto permite que os alunos tenham mais flexibilidade e possam acessar o conteúdo da aula de qualquer lugar. Além disso, o ensino híbrido educação infantil também tem como objetivo estimular o uso de tecnologias da informação e da comunicação nas aulas.

Com o uso de laptops, tablets e outros dispositivos, os alunos podem ter acesso a um mundo de conteúdo educacional que está além do material didático tradicional.Por fim, o ensino híbrido educação infantil também é conhecido por ser um modelo de ensino mas personalizado. Isto significa que os professores podem adaptar o conteúdo das aulas para atender às necessidades específicas de cada aluno.

Como podemos ver, o ensino híbrido educação infantil tem muitas vantagens. No entanto, é importante ressaltar que este modelo de ensino não é adequado para todos os alunos. Cada aluno tem um estilo de aprendizagem único e, por isso, é importante escolher o modelo de ensino que se adapta melhor às suas necessidades.

Modelo de Relatório Individual no Ensino Híbrido Educação Infantil

👉Lembrando que este relatório é só um modelo, cada instituição escolar estrutura o seu relatório de acordo com suas necessidades e preferências.

Orientações

1- Apresentar as condições que foram realizados os estudos. Registrar as propostas de organização das aulas e do tempo. Explicar a proposta de ensino e sua realização.

2- Apresentação do aluno: Apresentar o aluno de forma positiva ( isso mostra que você vê o potencial do aluno, mesmo que ele, ainda, não tenha desenvolvido todas as habilidades e competências para aquele período).

3- Desenvolvimento do relatório: nesta parte você vai relatar as aprendizagens alcançadas (habilidades desenvolvidas no período e aquelas aprendizagens que ainda não foram alcançadas dentro daquele período) Você descreverá essas habilidades relacionando-as a cada campo de experiências.

4- Fechamento: Você ressaltará o desenvolvimento conceitual do aluno, indicando a possibilidade de adquirir novos aprendizados ou conceitos que não foram assimilados pelo aluno no período corrente.

No final da página tem um modelo completo de relatório para imprimir e mais um modelo de ficha de organização das atividades no ensino híbrido
 

Modelo de relatório individual no ensino híbrido

1- Condições em que os estudos foram realizados 

O seguinte relatório, visa avaliar o desenvolvimento dos alunos em relação às aprendizagens e às participações nas aulas híbridas. Devidas as atuais necessidades impostas pelas condições de combate à COVID 19, faz se necessário aplicar o ensino híbrido que mescla aulas remotas com aulas presenciais. De modo que, a avaliação dos alunos foram feitas colhendo informações através das atividades realizadas no ensino remoto e as observações dos alunos nas realizações das atividades em sala de aula. O ensino híbrido em nossa escola foi organizado de forma semanal, dividindo a turma em dois grupos. Numa semana parte da turma assiste às aulas presenciais, na semana seguinte realizam atividades em suas casas através do ensino remoto.
 

2 – Apresentação do aluno 

A aluna _________________ é uma criança calma, sua adaptação com a rotina no ensino híbrido foi bem tranquila sem nenhuma ocorrência. Na sala de aula, participa das atividades propostas, realiza suas produções com muita atenção. Obedece as regras de distanciamento social sempre que é alertada pela professorara. Adotou o uso de máscaras e observa as regras de higienização das mãos.  Nas devolutivas das atividades remotas, foram observados o empenho e o capricho em relação às atividades realizadas pela aluna.

3- Relato de desenvolvimento de aprendizagem no período 

Segue alguns exemplos de:
As aprendizagens alcançadas pelo aluna ______________ em relação aos objetivos propostos para o período foram as seguintes em cada campo de experiências da BNCC:
No campo de experiências: Eu, o outro e o nós, demonstrou imagem positiva de si e confiança em sua capacidade para enfrentar dificuldades e desafios. (EI02EO02) Apresentou confiança em si mesma ao realizar novas experiências. Apresentou autonomia nas realizações de atividades já experimentadas em outros momentos.
No Campo de experiências: Escuta, fala, pensamento e imaginação, demonstrou capacidade de dialogar com as pessoas do seu convívio social, expressando seus desejos e sentimentos. (EI02EF01) Foi capaz de utilizar a linguagem como meio de ampliação do pensamento: organizando suas ideias. Utilizou a linguagem como meio de comunicação, para falar, ouvir e responder nas interações com os professores e colegas.
No Campo de experiências: Corpo, gestos e movimentos, demonstrou habilidades em deslocar seu corpo no espaço orientado por noções como em frente, atrás, no alto, embaixo, dentro, fora etc., ao se envolver em brincadeiras e atividades de diferentes naturezas. (EI02CG02) Percebeu as relações entre o seu corpo e os objetos, relações entre o seu corpo e outras pessoas, percebeu a relação entre objetos e objetos. (EI02CG05) Demonstrou habilidades manuais, adquirindo controle para manusear, cortar e colar diversos materiais em superfícies como: lã, areia etc. Foi capaz de transmitir suas ideias a partir de desenhos, adequando aos movimentos manuais finos aos estímulos recebidos.
No Campo de Experiências: Traços, sons, cores e formas: utilizou diferentes fontes sonoras disponíveis no ambiente em brincadeiras cantadas, canções, músicas e melodias. (EI02TS03) Demonstrou interesse por diversas fontes sonoras adequando aos movimentos e as mudanças rítmicas. Foi capaz de discriminar estímulos sonoros adequando-os as batidas a partir de instrumentos musicais de percussão construídos com materiais recicláveis. Reconhece as cores: amarelo, vermelho, azul e verde.
No Campo de Experiências: Espaços, tempos, quantidades e relações foi capaz de explorar e descrever semelhanças e diferenças entre as características e propriedades dos objetos textura, massa, tamanho. (EI02ET01) Foi capaz de comparar diferentes materiais, explorando sensações táteis e visuais. (EI02ET07) Conta objetos oralmente até o número 5.

4- Fechamento 

Podemos concluir que para esse período a aluna demonstrou um bom desenvolvimento global. Adquirindo novos conhecimentos, podendo melhorar ainda mais no próximo período.

Modelo de relatório no ensino híbrido  para imprimir 

Modelo de relatório individual no ensino híbrido educação infantil
Modelo de ficha de organização no ensino híbrido para imprimir
Modelo de relatório individual no ensino híbrido educação infantil

Fonte de consulta:

Leave a Comment