Plano de aula : atividade de artes para 5 ano

O plano de aula para uma atividade de artes para o 5 ano deve incluir uma introdução dos conceitos básicos de artes, como como cores, como formas e os texturas. Além disso, os alunos devem ser estimulados uma expressar sua criatividade através da pintura, desenho e outras formas de arte.

Para isso, o professor deve proporcionar um ambiente relaxado e acolhedor, onde os alunos se sintam à vontade para experimentar e expressar sua criatividade.

Atividade de artes 5 ano é um livro de atividade artística brasileiro para crianças.O livro contém uma variedade de atividades artísticas, incluindo pintura, desenho e desenho.O livro é perfeito para crianças que estão interessadas em explorar sua criatividade e desenvolver suas habilidades artísticas.

Plano de aula : atividade de artes para 5 ano

Campo de Experiências da BNCC

Traços, sons, cores e formas

Objetivos de Aprendizagem e Aesenvolvimento BNCC

(EI03TS02) Expressar-se livremente por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura, criando produções bidimensionais e tridimensionais.

Objetivos aulas:

Criar produções artísticas bidimensionais e tridimensionais: pintura, desenho, escultura e modelagem.

Faixa: etária: 

Educação Infantil:Crianças pequenas (4 anos a 5 anos e 11 meses)

Tempo estimado:

8 aulas

1º Ano do Ensino Fundamental – Arte
Component        e Curricular:

 Arte

Unidade Temática  –

Artes visuais

Objeto do Conhecimento:

Materialidades

Habilidade da Base Nacional Comum Curricular para o Ensino Fundamental 

(EF15AR04) Experimentar diferentes formas de expressão artística (desenho, pintura, colagem, quadrinhos, dobradura, escultura, modelagem, instalação, vídeo, fotografia etc.), fazendo uso sustentável de materiais, instrumentos, recursos e técnicas convencionais e não convencionais.

Tema da aula:

Atividades artísticas bidimensionais e tridimensionais

Objetivos de Aprendizagem

Expressar-se por meio das artes visuais suas percepções e opiniões a partir de objetos bidimensionais e tridimensionais.

Confeccionar materiais artísticos pintura, desenho, escultura e modelagem usando materiais alternativos.

Comunicar suas ideias e opiniões sobre as diversas manifestações artísticas.

BIDIMENSÃO

Uma pintura ou desenho é considerado bidimensional porque ocupa duas dimensões no espaço, isto é, altura e largura.

Quando desenvolvemos algo em bidimensão geralmente trabalhamos com: desenho, recorte e colagem plana, montagem plana ou pintura.

Os materiais mais utilizados nas atividades acima são:

Desenho (bidimensão) – lápis preto, lápis de cor, giz de cera, canetinhas e marcadores permanente.

Atividade 1

Explorando às cegas 

A proposta é oferecer papel pardo para cada criança. O professor poderá dividir a folha de papel pardo em 4 e distribuir para a turma. O professor pedirá que fechem os olhos e que façam riscos com a canetinha a vontade por um determinado tempo, fixado pelo professor. Ao sinal do professor as crianças param de riscar e abrem os olhos, dizendo que acham das formas que desenharam. Cada criança irá dizer com que se parece o seu desenho.

Plano de aula : atividade de artes para 5 ano

Atividade 2

Usar o desenho como forma de representação 

Faça a leitura de um história e incentive a criança a recontar a história em forma de desenho. Para crianças maiores incentive a mudar o gênero da história por exemplo: proponha aos alunos que transforme, por exemplo, um conto de fadas em história em quadrinhos. Não precisa ser um exímio  desenhista para fazer um quadrinho, podem ser usado os “bonecos palitos” para representar os personagens.

Plano de aula : atividade de artes para 5 ano

Atividade 3 

Colagem com jornais e revistas

A colagem é uma técnica de arte, através da qual, podemos ensinar às crianças muito sobre simetrias, formas e figuras geométricas. Qualquer material que tenhamos em casa pronto a ser descartado pode ser bem vindo para realizar a tarefa: papeis, revistas e, claro, tesoura e cola. Olha que linda e barata para fazer com os pequenos!

 

Plano de aula : atividade de artes para 5 ano

Atividade 4

Pintura 

A pintura na educação infantil levará a criança ao tocar no pincel e fazer movimentos sobre uma superfície, a conhecer e aprimorar a sua coordenação motora. Conhecer novas cores, desenvolver novas formas através da sua imaginação e podendo explorar esta forma de arte, não apenas com o pincel, mas com as mãos também. Bom trabalho!

Plano de aula : atividade de artes para 5 ano

TRIDIMENSÃO

As esculturas, modelagens e construções apresentam três dimensões: altura, largura e profundidade.

Quando desenvolvemos algo em tridimensão, geralmente trabalhamos com: escultura, modelagem, sucata, armação e papietagem ou papelagem, etc.

Os materiais mais utilizados nas atividades acima são: argila, papel machê, sucata (todos os tipos, principalmente caixas vazias, embalagens plásticas e papelão), jornais, arames, tintas, fitas adesivas, cola quente, palitos de sorvete, churrasco, tesoura, estilete, grampeador, etc.

Atividade 1 

Esculturas com sucatas

O professor  poderá apresentar para as crianças as criações de Juam Miró e propor as elas que também façam esculturas usando sucatas.

Plano de aula : atividade de artes para 5 ano

A modelagem

A modelagem é uma atividade que provoca e mobiliza o pensamento espacial. Modelar provoca componentes cognitivos, sensitivos e expressivos diferentes dos mobilizados pelo desenho. Diferente da massa de modelar comprada a massa de papel machê a criança pode modelar a sua escultura e após secar pintar e levar para casa.

Receita da massa de papel machê sem cola e com farinha de trigo

A receita com farinha de trigo deixa a peça mais dura quando seca.

Ingredientes:

1 litro de água

500 g de farinha de trigo

Jornal ou papel de seda picado

Acrescente progressivamente a água ao papel picado, evitando grumos. Deixe descansar por 12 horas. Esprema para retirar o excesso da água e adicione a farinha de trigo, até formar uma massa homogênea. Para que a peça fique mais dura, faça diferentes camadas de massa de papel machê.

Atividade 2 

Escultura de papel machê

Professor, você pode usar a atividade de modelar agregando conteúdos que estão sendo trabalhados em outras disciplinas. Ao contar uma história poderá propor a turma que modele os personagens em 3D. Ao trabalhar o tema animais poderá propor aos alunos que modele os animais para representa-los em seus habitats, por exemplo. Como fazer escultura de papel machê Bom trabalho!

Plano de aula : atividade de artes para 5 ano

 

Materiais

Diversos materiais de sucatas, tinta guache, pinceis, lápis preto, lápis de cores, jornais revistas, cola, tesoura. materiais para a massa de papel machê.

Avaliação:

Observação e registro quanto à participação, interesse realização das atividades durante a aula.

Fonte de consulta:

https://acrilex.com.br/portfolio-item/bi-e-tridimensao/

Leave a Comment