Plano de aula: Cores Primárias e Secundárias para Educação Infantil

Introdução de cores primárias e secundárias para crianças jovens pode ser uma atividade divertida e envolvente. Existem muitas maneiras diferentes de abordar este tema, mas uma maneira de fazê-lo é começar por explicar o que uma cor primária é. Uma cor primária é uma cor que não pode ser feita misturando outras cores juntos. Vermelho, azul e amarelo são as cores primárias.

Uma vez que as crianças entendem este conceito, você pode então explicar que há também cores secundárias. As cores secundárias são feitas misturando duas cores primárias juntos.Por exemplo, quando você mistura vermelho e amarelo juntos, você obtém laranja. Quando você mistura azul e amarelo juntos, você obtém verde. E quando você mistura vermelho e azul juntos, você obtém púrpura.

Há todos os tipos de atividades divertidas que você pode fazer com cores primárias e secundárias. Uma atividade é ter as crianças misturando cores diferentes juntos para ver quais novas cores eles podem criar. Outra é ter-lhes criar pinturas ou desenhos usando apenas cores primárias ou secundárias.Isso pode ser uma ótima maneira de ajudar as crianças a entender o conceito de mistura de cores e também permitir que elas sejam criativas e se diverte com as cores.

Plano de aula: Cores Primárias e Secundárias para Educação Infantil

Campo de Experiências da BNCC:

Traços, sons, cores e formas

Habilidade da Base Nacional Comum Curricular:

(EI03TS02) Expressar-se livremente por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura, criando produções bidimensionais e tridimensionais.

Público alvo:

 Educação Infantil 4 e 5 anos (adaptar as atividades para cada faixa etária)

Tempo estimado:

4 aulas

Objetivos de aprendizagem:

Identificar as cores primárias e secundárias.
Produzir cores secundarias a partir das primárias.
Produzir pinturas com cores primárias e secundarias.

Ensinando cores com historia

A batalha das cores (Autora Cláudia Corrêa ) 

 

Plano de aula: cores primárias e secundárias para educação infantil

No mundo das cores moravam três cores muito lindas e iluminadas! A Cor vermelha tem um temperamento muito forte. E não gostava de ser contrariada! Tudo tinha que ser do jeito e na sua cor. Ela achava que as coisas deveriam ser todas vermelhas! Ela dizia que o vermelho é forte e vibrante, assim como ela! Já a cor Amarela achava que tudo ao seu redor deveria ser amarelo, pois o amarelo é uma cor que representa a alegria e ilumina todos sua volta, assim como sol.

O Azul pensava muito diferente das duas cores, pois ele é achava que tudo deveria ser azul. Porque, afinal, o azul representa a tranquilidade, a harmonia. É assim as cores vermelha, azul e amarela passavam horas e horas discutindo qual das cores deveriam pintar todas as coisas à sua volta. E de tanto discutirem, sem chegar a nenhuma conclusão, o Vermelho disse:

– Vamos fazer uma disputa?

– Como assim uma disputa? Disse o amarelo interessado.

O vermelho explicou: – Vamos fazer um campeonato de quem tem mais coisas com a sua cor e aquele que tiver mais coisas ganha a disputa. E, assim pintamos tudo das cores daquele que ganhar a disputa.

– Muito bem pensado! Disse o azul.

E assim começaram a disputa. O Vermelho muito inquieto disse:

– Eu começo primeiro!

– A maçã é vermelha como eu!

– Ha ha ha! começou a rir, o amarelo!

– A banana é amarelinha como eu!

– Agora é minha vez! Disse o azul.

– Está vendo aquele céu maravilhoso? Ele é azul como eu!

– Ninguém ganha de mim não!

E assim as três cores ficaram fazendo disputa entre si. Mas não chegaram a nenhuma conclusão.

Quando já estavam cansados daquela disputa, o azul disse:

– Gente, somos todos importantes cada um com a sua cor e fazemos a diferença aqui no nosso lugar. O que nos torna especiais é sermos diferentes uns dos outros. Por isso, eu tenho uma proposta para vocês! Vamos nos juntar e fazer novas cores.

E assim juntou o Amarelo e o Azul e formou o Verde! Juntou o Vermelho e o amarelo e formou o laranja. Juntou o azul e o vermelho e formou o roxo. E assim o país das cores se tornou muito mais colorido e todos ficarem felizes, pois com as novas cores puderam formar outras novas cores e pintar até um arco-íris.

Plano de aula: cores primárias e secundárias para educação infantil

 

Cores primárias e secundárias 

As cores são tradicionalmente classificadas da seguinte forma: Cores Primárias: são as cores puras, ou seja, o vermelho, azul e amarelo. Cores secundárias união de duas cores primárias, por exemplo, verde (azul e amarelo), laranja (amarelo e vermelho) e roxo ou violeta (vermelho e azul).

Plano de aula: cores primárias e secundárias para educação infantil

Atividade 1

A  mágica das cores

Experimento com as cores primárias para obter as cores secundárias

você vai precisar de:

Seis copos de plástico transparentes;

1 vidro de anilina azul,  1 vidro de anilina amarelo,  1 vidro de anilina vermelho;

Como fazer:

Colocar água nos três copos até próximo a borda. Num copo colocar a anilina azul, no outro anilina vermelha e no outro amarelo. Logo depois misturar as cores correspondes nos copos que ficaram vazios da seguinte forma: (amarelo + vermelho: laranja), (vermelho +azul: roxo), (azul + amarelo: verde) Deixa os pequenos experimentarem também, misturando as cores primárias para formar as cores secundárias.
Plano de aula: cores primárias e secundárias para educação infantil

Atividade 2

Painel das mãos de seus alunos

Pintando com as cores primárias e secundárias

Pinte as mãos de seus alunos com as cores primárias e faça com que eles carimbem suas mãos nas folhas brancas. Em seguida repita o procedimento com as cores secundárias. Monte o mural em que as cores fiquem misturadas como na figura. Depois peça aos alunos para identificarem no painel as cores primárias e as secundárias. Com este exercício o professor poderá observar a compreensão da turma sobre o tema estudado.

Plano de aula: cores primárias e secundárias para educação infantil

Atividade 3

Desenho e pintura 

Leve um desenho já pronto com as cores primárias e secundárias para servir de modelo para o desenho e pintura da criança. Deixe a criança livre para seguir ou não o modelo apresentado pelo professor. Coloque na mesa as cores primárias e secundárias ou deixe que ela mesmo misture as cores primárias para obter as secundárias.

Plano de aula: cores primárias e secundárias para educação infantil

Atividade 4

Pintura da árvore colorida

Pintura utilizando prendedor de roupas e algodão. Serão necessários potes de tinta guache nas cores vermelho, azul e amarelo e fazer as devidas misturas para obter as cores secundárias. Prendedor de roupas e chumaço de algodão. Para utilizar os pinceis de algodão é só prender os chumaços de algodão nos prendedores de roupa e utilizar. Poderá utilizar o modelo abaixo como base para sua árvore colorida.  Bom trabalho!

Plano de aula: cores primárias e secundárias para educação infantil

Materiais:

Tinta guache azul, amarelo e vermelha;

Anilina azul, amarelo e vermelha;

Copos transparentes;

Prendedor de roupas e algodão.

Avaliação:

Observação e registro quanto à  participação, interesse e realização das atividades durante a aula.

Fontes de consulta:

http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf
https://www.bma.art.br/cores-primarias-e-secundarias/

https://cursodesilkscreen.com.br/composicao-das-cores-primarias-secundarias-e-terciarias/
https://www.bma.art.br/cores-primarias-e-secundarias/

Leave a Comment