Plano de aula Dia das mães para Educação Infantil

Para celebrar o Dia da Mãe com os nossos jovens alunos, preparamos um plano de lição especial. No dia do evento, começamos por discutir com as crianças o que é o Dia da Mãe e por que o celebramos.

Então vamos ler uma história sobre as mães e seus filhos, seguido por uma breve discussão. Depois, as crianças terão a oportunidade de fazer uma arte ou cartão para suas próprias mães. Vamos terminar o dia compartilhando um almoço e algumas canções sobre as mães.

Há aqueles que preferem um dia tranquilo em casa, aproveitando para descansar e assistir a um filme ou programa de TV favorito. Outros, preferem sair para um restaurante ou para um passeio não parque. Para aqueles que gostam de fazer algo mais ativo, há sempre uma opção de participar de uma caminhada ou passeio de bicicleta com uma família.

O importante é passar o dia com como pessoas que você ama e que você faz feliz. Aproveite o dia das mães para fazer algo especial juntos e criar memórias que durarão para sempre!

Plano de aula Dia das mães para Educação Infantil

Campo de Experiências da BNCC: 

Traços, sons, cores e formas
Escuta, fala, pensamento e imaginação

Público alvo:

Educação Infantil 4 e 5 anos (adaptar as atividades para cada faixa etária)

Tempo estimado:

 6 aulas  


Objetivos de aprendizagem:

  • Valorizar a figura da mãe, identificando suas características físicas.
  • Interpretar a pintura Catavento, de Luciana Teruz.
  • Fazer releitura da obra Catavento trocando os personagens do quadro por sua própria imagem quando era bebê e de sua mãe.
  • Valorizar as produções dos colegas e as produções artísticas em geral.
  • Confeccionar uma flor catavento para mamãe.
  • Escrever palavras que expressem sentimentos pela mamãe.

Habilidades da Base Nacional Comum Curricular:

(EI03TS02) Expressar-se livremente por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura, criando produções bidimensionais e tridimensionais.
(EI03EF01) Expressar ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivências, por meio da linguagem oral e escrita (escrita espontânea), de fotos, desenhos e outras formas de expressão.

Atividade 1

Apreciando obra de arte

Apresentar aos alunos o quadro Catavento, de Luciana Teruz. Pedir aos alunos que façam a interpretação do quadro, fazendo algumas perguntas: O que vocês veem na imagem? O que a pessoa do quadro segura nas mãos? Que cores vocês estão vendo na pintura? O que a imagem representa? E outras perguntas que o professor julgar pertinente para o momento.

Plano de aula dia das mães para educação infantil

    

Atividade 2 

Releitura 

Aproveitando a comemoração dos dias das mães, proponha aos alunos que façam uma releitura da obra trocando as pessoas que aparecem no quadro para representar o (a) aluno (a) quando bebê e sua mãe, através de desenho e pintura com lápis de cor.  Depois dos desenhos prontos os alunos apresentaram aos colegas falando dos traços físicos de suas mães. Essa atividade ressalta a diversidade e valoriza a diferença como um ponto positivo na coletividade.

ObservaçãoComo trabalhar o dia das mães para aluno que perdeu sua mãe

O que é releitura?

Releitura e fazer uma nova interpretação baseada em uma obra de arte que já existe ( escultura, pintura, conto, peça, etc), é transformar, recriar. Fazer uma releitura consiste na criação de uma nova obra a a partir de outra já existente acrescentado seu estilo próprio e visão sobre a original, e claro sem fugir da ideia/tema central..Para saber mais sobre releitura

Plano de aula dia das mães para educação infantil


Atividade 3

Carta para mamãe (usando a escrita espontânea)

Escrita espontânea: incentive seus  alunos a falarem palavras que expressem sentimentos  de ternura em relação as suas mães. E, em seguida diga as eles que escrevam na folha abaixo as palavras que disseram. Chamamos de escrita espontânea o fato da criança registar do seu modo, de acordo com a fase em que se encontra e não de acordo com o código de escrita estabelecido.

Plano de aula dia das mães para educação infantil
    

Atividade 4

Confecção de uma flor catavento

Fazer junto com os alunos uma flor catavento para presentear a mamãe. Dependo das idades dos alunos, o professor pode trazer a flor semi pronta e os alunos  finalizarão o presente da mamãe. 


         

Materiais: 

Para fazer o desenho da releitura:

Lápis de cor e folha branca

Para flor:

Sulfite colorido;

Color 7; Cola Branca; Cola Instantânea; Tesoura; Arame; Palito de Churrasco; Glitter

Avaliação:

Observação e registro quanto à  participação, interesse e realização das atividades durante a aula.

Fonte:

   http://pedagogiccos.blogspot.com/2012/04/cartinha-para-mamae.htm

Leave a Comment