Plano de aula e Atividade cerca de História no 1 ano No primeiro ano, o plano de aula e atividade de história deve focar na introdução dos alunos aos principais eventos e figuras da história. Aprender sobre uma história do mundo pode parecer assustador para muitos alunos, mas existem muitas maneiras de tornar ou aprendizado interessante e divertido.
Uma maneira de envolver os alunos é usar jogos e atividades lúdicas. Por exemplo, os alunos podem jogar um jogo de adivinhação para descobrir fatos interessantes sobre figuras históricas.Outra atividade divertida é criar um tabuleiro de xadrez com figuras históricas.
Os alunos também podem fazer um projeto de pesquisa sobre um evento ou figura da história que os interessa.Independentemente da forma como você decide introduzir o primeiro ano de história, o importante é que os alunos estejam envolvidos e interessados nenhum material.Com um pouco de criatividade, você pode fazer com que o aprendizado da história seja uma experiência agradável para todos.
Contents
- 1 Plano de aula e Atividade cerca de História no 1 ano
- 2 Plano de aula
- 3 CAMPO ARTÍSTICO-LITERÁRIO
- 4 Componente curricular:
- 5 Objeto do conhecimento:
- 6 Base Nacional Comum Curricular
- 7 Público alvo:
- 8 Atividade 1
- 9 Atividade 2
- 10 Atividade 3
- 11 ONOMATOPEIA
- 12 Atividade 4
- 13 Atividade 5
- 14 Materiais:
- 15 Avaliação:
- 16 Referências:
Plano de aula e Atividade cerca de História no 1 ano
O plano de aula de história no 1º ano do ensino fundamental deve incluir atividades que desenvolvam o senso crítico e a curiosidade das crianças sobre o mundo e o passado. Atividades como jogos, brincadeiras, desenhos, histórias e trabalhos manuais podem ser utilizadas para ensinar conceitos básicos de história, como linha do tempo e causas e efeitos.
Também é importante incluir a história local e regional, para que as crianças possam se relacionar com o passado de sua própria comunidade. Além disso, é importante trabalhar com fontes históricas, como fotos, mapas e artefatos, para ajudar as crianças a compreender a história de forma mais concreta. O objetivo é desenvolver a capacidade das crianças de pensar crítica e histórica e ajudá-las a compreender o mundo e a sua própria história pessoal.
Plano de aula
Produção textual: gênero textual quadrinhos
CAMPO ARTÍSTICO-LITERÁRIO
– Campo de atuação relativo à participação em situações de leitura, fruição e produção de textos literários e artísticos, representativos da diversidade cultural e linguística, que favoreçam experiências estéticas. Alguns gêneros deste campo: lendas, mitos, fábulas, contos, crônicas, canção, poemas, poemas visuais, cordéis, quadrinhos, tirinhas, charge/ cartum, dentre outros.
Componente curricular:
Língua Portuguesa
Objeto do conhecimento:
Leitura de imagens em narrativas visuais
Construção do sistema alfabético/Convenções da escrita
Formação do leitor literário/Leitura multissemiótica
Base Nacional Comum Curricular
(EF15LP14) Construir o sentido de histórias em quadrinhos e tirinhas, relacionando imagens e palavras e interpretando recursos gráficos (tipos de balões, de letras, onomatopeias).
(EF35LP07) Utilizar, ao produzir um texto, conhecimentos linguísticos e gramaticais, tais como ortografia, regras básicas de concordância nominal e verbal, pontuação (ponto final, ponto de exclamação, ponto de interrogação, vírgulas em enumerações) e pontuação do discurso direto, quando for o caso.
(EF15LP18) Relacionar texto com ilustrações e outros recursos gráficos.
Público alvo:
2º 3º e 4º anos do Ensino Fundamental
Objetivos:
Construir conceitos sobre a estrutura de histórias em quadrinhos.
Ler histórias em quadrinhos analisando sua estrutura.
Produzir texto sobre o gênero apresentado.
Atividade 1
Apresentar aos alunos diversas histórias em quadrinhos deixando que eles explorarem seus conteúdos.
Atividade 2
Em seguida explicar as características desse gênero textual, apresentado suas peculiaridades.
*O diálogo entre os personagens aparece através de balões, sendo que eles variam muito de formato, como por exemplo, linhas contínuas, interrompidas (fala sussurrada), ziguezagueadas (demonstrando um grito, um som de rádio ou televisão), ou em forma de nuvem (simbolizando o pensamento dos personagens).
* Os sinais de pontuação são variados, reforçando a voz dos personagens e indicando o modo como eles revelam seus sentimentos, como raiva, espanto, alegria, tristeza.
* Há também a presença das onomatopeias, causando certa animação à história, por meio de sons produzidos por pessoas (zzz, para o sono, rrr, para o rosnado de um cão, entre outros), e por ambientes (crash, para a batida de um carro ou buuum para representar uma explosão).
*São compostas por uma linguagem verbal e uma não verbal, fazendo uma associação entre imagens e palavras, procurando facilitar o entendimento do leitor.
Atividade 3
Apresentar a estrutura e a característica linguística desse gênero textual (balões, diálogos, onomatopeias).
BALÕES
Após a leitura apresentar para os alunos o quadro acima contendo os diversos tipos de balões, o professor irá pedir aos alunos que identifiquem esses balões nas histórias em quadrinhos apresentadas no início da aula.
ONOMATOPEIA
Trata-se de figura de palavra que especifica a reprodução de sons ou ruídos. Portanto, quando escrevemos um som, seja ele de que tipo for, estamos utilizando esta alternativa linguística.
Atividade 4
Explore junto com os alunos as palavras do quadro abaixo tentando descobrir os sons a que representam.
Atividade 5
Praticando a escrita: escreva a história para os personagens abaixo:
Materiais:
Revistas em quadrinhos, folhas com exercícios.
Avaliação:
Observação e registro quanto à participação, interesse e realização das atividades durante a aula.
Referências:
https://escolakids.uol.com.br/portugues/historia-em-quadrinhos.htm
https://www.viverdeeducar.net/2014/07/atividades-educativas-para-educacao.html
http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf