Plano de aula e registrando numeros atividades at educação infantil

O número de atividades na educação infantil está aumentando.

Plano de aula e registro de número de atividades na educação infantil

O número de atividades na educação infantil está aumentando. Com o avanço da tecnologia, muitas novas maneiras foram criadas para as crianças aprenderem e se divertirem. Há uma variedade de aplicativos, jogos e vídeos que podem ser usados para ensinar novas habilidades às crianças ou reforçar as que já aprenderam. Esses aplicativos são fáceis de usar e acessíveis na maioria dos dispositivos, o que os torna muito populares entre os pais. Há também muitos programas educacionais de TV disponíveis on-line sob demanda, o que torna mais fácil para os pais encontrar a programação que seus filhos irão gostar enquanto ainda são educativos.

Não faltam maneiras de manter seu filho entretido enquanto ele aprende ao mesmo tempo.

A Associação Nacional para a Educação de Crianças Pequenas (NAEYC) tem um plano de aula e um banco de dados de números de atividades. A NAEYC é uma organização internacional sem fins lucrativos que promove o desenvolvimento de crianças pequenas por meio de programas educacionais, científicos e terapêuticos.

De acordo com o site da NAEYC, existem mais de 4.000 atividades listadas em seu banco de dados. O banco de dados também oferece uma maneira de as pessoas pesquisar por faixa etária ou por tipo de atividade.

Plano de aula e registrando numeros atividades at educação infantil

Campos de Experiências da BNCC

Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações
O eu, o outro e o nós

Habilidades da Base Nacional Comum Curricular para Educação Infantil

(EI03ET07) Relacionar números às suas respectivas quantidades e identificar o antes, o depois e o entre em uma sequência.
(EI03EO02) Agir de maneira independente, com confiança em suas capacidades, reconhecendo suas conquistas e limitações.
(EI02ET07) Contar oralmente objetos, pessoas, livros etc., em contextos diversos.

(EI02ET08) Registrar com números a quantidade de crianças (meninas e meninos, presentes e ausentes) e a quantidade de objetos da mesma natureza (bonecas, bolas, livros etc.).

Objetivos de aprendizagem

Contar objetos separando-os em conjuntos.
Fazer comparações entre os conjuntos verbalizando sobre as quantidades de elementos.
Registrar os números relacionando-os as quantidades verbalizadas.
Agir de forma independente para realizar as atividades propostas na aula.

Educação Infantil: 

 Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses) e crianças pequenas (4 a  5 anos e 11 meses). Adaptar as atividades de acordo com a faixa etária.

Observação:

Todos as atividades poderão ser feitas utilizando materiais do dia a dia como brinquedos, tampinhas de garrafas, peças de encaixe, livros o que tiver a mão.

Atividade 1 

Fazer a contagem dos colegas de turma, logo depois separar os meninos das meninas da turma e verbalizar qual o conjunto que tem menos elementos. Observar mesas e cadeiras verbalizando qual conjunto tem mais ou menos elementos. Olhar janelas e portas no ambiente e verbalizar qual o conjunto que tem mais elementos.
As  crianças  irão relacionar os números as suas quantidades aos resultados verbalizados pelos alunos. Enquanto as crianças verbalizam  a quantidade, o professor registrará o número a que pertence a quantidade verbalizada pelo s alunos.
Plano de aula e registrando numeros atividades at educação infantil

Atividade 2

Nesta atividade poderá se utilizar de objetos como brinquedos, materiais escolares para fazer a contagem separando os elementos semelhantes. Num conjunto de vários elementos diferentes, as crianças irão separar os elementos semelhantes e em seguida fazer contagem falando que conjunto tem mais e que conjunto tem menos elementos.
As  crianças  irão relacionar os números as suas quantidades aos resultados verbalizados pelos alunos. Enquanto as crianças verbalizam a quantidade, o professor registrará o número a que pertence a quantidade verbalizada pelos alunos.
Escoladossonhosclaudia. Blogspot. Com

Atividade 3 

Para realizar essa atividade o professor também poderá utilizar objetos do dia a dia das crianças como brinquedos, tampinhas de garrafa, brinquedo de encaixe com Lego entre outros objetos disponíveis.
Nesta atividade as crianças irão comparar os três primeiros conjuntos verbalizando se os três conjuntos têm as mesmas quantidades. Logo em seguida, com os conjuntos separados, o professor poderá realizar outras alterações como retirando e colocando objetos e pedindo aos alunos façam comparações entre um e outro, perguntando em qual conjunto tem mais? Em qual conjunto tem menos?
Se tem algum conjunto que tenha mesma quantidade? As  crianças  irão relacionar os números as suas quantidades aos resultados verbalizados pelos alunos.Enquanto as crianças verbalizam  a quantidade, o professor registrará o número a que pertence a quantidade verbalizada pelos alunos.
Https://escoladossonhosclaudia. Blogspot. Com/

Atividade 4

Neste exercício os alunos irão relacionar um a um os elementos de dois conjuntos equivalentes (com a mesma quantidade de elementos). Por exemplo, cada urso corresponde a cada boneca não sobrando nenhum elemento.Os alunos irão verificar que os conjuntos de ursos e bonecas tem a mesma quantidade de elementos.
As  crianças  irão relacionar os números as suas quantidades aos resultados verbalizados pelos alunos. Enquanto as crianças verbalizam  a quantidade, o professor registrará o número a que pertence a quantidade verbalizada pelos alunos.
Plano de aula e registrando numeros atividades at educação infantil

 

Atividade 5   
Formar pares de calças e blusas procedendo da mesma forma que nos exercícios anteriores. Este exercícios poderá ser feito com muitos objetos. Pode ser usados recortes de jornais revistas ou peças de vestuário de verdade como calcas, blusas, sapatos e outros.
Quantos pares de blusas e calças podemos formar?  As  crianças  irão relacionar os números as suas quantidades aos resultados verbalizados pelos alunos. Enquanto as crianças verbalizam  a quantidade, o professor registrará o número a que pertence a quantidade verbalizada pelos alunos.

Plano de aula e registrando numeros atividades at educação infantil

Plano de aula e registrando numeros atividades at educação infantil

 

Materiais utilizados nesta aula:

Objetos do dia a dia como brinquedos, tampinhas de garrafas, peças de encaixe, livros o que tiver a mão.

Avaliação:

Observação e registro quanto à participação, interesse e realização das atividades durante a aula.

Leave a Comment