Plano de aula e Tips & Tricks para identidade e respeito às diferenças

Inclusividade é um tema quente nos dias de hoje, e justo assim.Todos devemos nos esforçar para criar um mundo mais inclusivo onde todos se sentem respeitados e valorizados.Uma maneira de promover a inclusividade é através do nosso sistema educacional.Os professores podem desempenhar um papel vital na promoção do respeito e da apreciação pela diversidade.

Aqui estão algumas dicas e truques para criar uma sala de aula mais inclusiva: – Assegure-se de que todos os alunos se sentem como pertencem.- Conheça as suas próprias biases e trabalhe para combatê-las. – Encoraje os alunos a celebrar as suas diferenças. – Ajude os alunos a ver o valor na diversidade. – Se todos podemos trabalhar para criar salas de aula mais inclusivas, estaremos um passo mais perto para criar um mundo mais inclusivo.

Plano de aula e Tips & Tricks para identidade e respeito às diferenças

O plano de aula para ensinar sobre identidade e respeito às diferenças deve incluir atividades e discussões que ajudem as crianças a compreender e apreciar a diversidade. Uma dica seria começar com atividades que promovam a auto-identificação, como fazer desenhos de si mesmos e falar sobre suas características únicas e traços.

Outra atividade pode ser a discussão de diferentes culturas e tradições, apresentando livros ilustrados e histórias para ajudar a desenvolver a compreensão e o respeito. Também é importante trabalhar em atividades que promovam o trabalho em equipe e a cooperação, para que as crianças possam aprender a valorizar e respeitar as diferenças de seus colegas. É importante enfatizar a importância de ser gentil e compreensivo com os outros, e ensinar as crianças a falar sobre seus sentimentos e pensamentos de forma construtiva.

Campo de experiências da BNCC:

Eu, outro e nós

Público Alvo: 

Educação Infantil 4 e 5 anos

Habilidades da Base Nacional Comum Curricular 

(EI03EO05)  Demonstrar valorização das características de seu corpo e respeitar as características dos outros (crianças e adultos) com os quais convive.

Objetivos de aprendizagem para a Educação Infantil

Identificar e valorizar as características de seu corpo e respeitar as características dos outros.  

Ciências 1º ano – Vida e evolução – Corpo humano

Habilidades da Base Nacional Comum Curricular 

(EF01CI04) Comparar características físicas entre os colegas, reconhecendo a diversidade e a importância da valorização, do acolhimento e do respeito às diferenças

Objetivos de aprendizagem para o 1º ano Fundamental

Identificar e  comparar características físicas entre os colegas, reconhecendo a diversidade e a importância da valorização do outro


Plano de aula e tips & tricks para identidade e respeito às diferenças

Cada um com seu jeito, cada jeito é de um! Texto de Lucimar Rosa Dias e ilustrações de Sandra Beatriz Lavandeira. Editora Alvorada, 2012.

O livro infantil conta a história de Luanda, uma menina negra muito sapeca e vaidosa, que adora o seu cabelo crespo onde envolve todas da família nos diversos penteados que inventa para desfilar sempre linda na escola. Foi seu pai quem escolheu esse nome para ela por acreditar que ela seria tão linda quanto à cidade africana que ele conheceu quando era jovem.

A leitura promove o reconhecimento e a valorização das diferenças e das características pessoais que fazem de cada indivíduo um ser único e que deve se amar do jeitinho que é.

Plano de aula e tips & tricks para identidade e respeito às diferenças

Após contar a historia “Cada um com seu jeito, cada jeito é de um!” Questione as crianças sobre a características físicas da menina. Pergunte sobre seus cabelos, sua cor, sobre sua altura etc. Ajude as crianças observarem em si mesma e nos colegas características semelhantes e também diferentes que os amigos possam ter. Os alunos devem observar que as diferenças fazem parte da coletividade e que as características  pessoais de cada indivíduo  fazem dele diferente e único.

Plano de aula e tips & tricks para identidade e respeito às diferenças

Atividade 1 

Minhas características 

Leve para sala de aula um espelho para que cada criança possa se olhar dizendo suas características físicas como: meus olhos são… meus cabelos são.. a minha pele é… etc. Feito isso o professor entregará a folhinha abaixo para que eles marquem suas características.

Plano de aula e tips & tricks para identidade e respeito às diferenças

Atividade 2

Auto retrato

Cada aluno desenhará a si mesmo fazendo um auto retrato, explique que muitos artistas famosos fazem seus auto retratos e que eles vão fazer o mesmo. Peça aos alunos que expliquem seus auto retratos dizendo sobre suas características físicas para os colegas.

Plano de aula e tips & tricks para identidade e respeito às diferenças

Atividade 3

Por que somos do jeitinho que somos?

Explique para as crianças que cada um tem  características físicas  parecidas com de seus pais biológicos, ou seja, o fator genético determina como vamos ser ao nascer. A cor de nossa pele, dos cabelos, dos olhos são heranças genéticas adquiridas de nosso pais.

Mas que existem, também, as características culturais como modo de vida, modo de nos vestir e  acessórios que usamos (óculos, brincos, sem eles) que usamos, jeito de agir e falar, ainda assim somos iguais em direitos e deveres. Deixe que os alunos observem e discutam sobre as diferenças que existem na turma e que reflita sobre a importância de se aceitar como é, e também a seus colegas.

O professor pedirá que aos alunos escolham um colega para fazer seu retrato explorando suas características e físicas (cabelos, olhos, altura, etc.) e culturais como: o modo como usa o cabelo, acessórios, roupas etc. Depois monte uma exposição com os desenhos da turma.

Plano de aula e tips & tricks para identidade e respeito às diferenças

Atividade 4

Recorte e colagem

Depois de cantarem a música “Ninguém é igual a ninguém” proponha aos alunos que recortem imagens de rostos de pessoas em jornais e revistas para compararem as semelhanças e diferenças existentes entre as pessoas. Faça um painel da turma que represente a diversidade.

Plano de aula e tips & tricks para identidade e respeito às diferenças

Atividade 5

Jogo com bola: semelhanças e diferenças

O professor deverá levar os alunos para fora da sala de aula e solicitar que se organizem em uma roda. Pedir para eles que se olhem, prestando atenção nas características do outro: cor de cabelo, dos olhos, da pele, altura, acessórios (óculos, brincos, relógios, roupas…) e outras. Prosseguir até perceber que todos se familiarizaram com este tipo de percepção.

Propor, então, o seguinte jogo: Na 1ª rodada, um aluno de cada vez deverá escolher um colega para jogar a bola, dizendo uma característica semelhante entre eles (Por exemplo: Eu jogo a bola para o Pedro, porque nós dois usamos óculos, ou porque temos cabelo curto…). Não pode repetir a característica e nem o colega.

Nesse momento, os alunos exercitam a memória; a capacidade de atenção e concentração; a percepção de seus sentimentos, emoções; a flexibilidade do pensamento – no sentido de ter que abrir mão do colega ou da característica escolhidas anteriormente e pensar em outras possibilidades.

Plano de aula e tips & tricks para identidade e respeito às diferenças

 

Quando todos já tiverem jogado e recebido a bola, inicia-se a 2ª rodada. Cada aluno deverá devolver a bola para o colega que o escolheu na 1ª rodada, dizendo uma característica diferente entre eles. Novamente, não pode repetir a característica (Ex: Pedro devolve a bola para o colega, porque é baixo e ele é alto). E assim, sucessivamente, até que todos retornem a bola para os colegas que os escolheram na 1ª rodada

Plano de aula e tips & tricks para identidade e respeito às diferenças

Materiais:

Vídeo Ninguém é igual a ninguém, folhas de atividades, jornais e revistas, cola, tesoura, bola.

Avaliação: 

Observação e registro quanto à  participação, interesse e realização das atividades durante a aula.

Fonte de consulta:

https://pretassimoa.wordpress.com/2014/11/25/12-livros-infantis-para-trabalhar-relacoes-raciais-na-escola/

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?pagina=espaco%2Fvisualizar_aula&aula=8057&secao=espaco&request_locale=es

Leave a Comment