Plano de aula: números as suas quantidades para educação infantil

Nesta lição, os alunos aprenderão a identificar e quantificar números. Esta é uma habilidade importante para as crianças pequenas, pois coloca a base para conceitos matemáticos mais complexos. A lição começará com uma revisão das habilidades de cálculo básicas.

Em seguida, os alunos serão introduzidos ao conceito de quantidade e como identificá-lo em diferentes contextos. Finalmente, os alunos praticarão identificar e quantificar números em vários cenários. No final da lição, os alunos devem ser capazes de identificar e quantificar números com confiança até 20.

Plano de aula: números as suas quantidades para educação infantil

Campo de Experiências da BNCC

Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações

Habilidade da Base Nacional Comum Curricular para Educação Infantil

(EI03ET07) Relacionar números às suas respectivas quantidades e identificar o antes, o depois e o entre em uma sequência. 

Educação Infantil:

4 a 5 anos e 11 meses (adaptar as atividades para cada faixa etária)

Habilidade da Base Nacional Comum Curricular para o 1º ano (Alfabetização)

(EF01MA01) Utilizar números naturais como indicador de quantidade ou de ordem em diferentes situações cotidianas e reconhecer situações em que os números não indicam contagem nem ordem, mas sim código de identificação.

Objeto do conhecimento:

Contagem de rotina ( para o 1º ano do Ensino Fundamental)

Tempo estimado:

4 aulas

Objetivos de Aprendizagem:

Construir a noção de quantidade fazendo relações com os numerais apresentados.

Identificar os numerais associando-os às suas respectivas quantidades.

Atividade 1

Contagem e associação de números

O professor fará fichas com os números de 0 a 9, para que as crianças façam a contagem de meninas e meninos da turma. O professor, junto com os alunos contarão o número de meninas, assim que terminar a contagem o professor perguntará que numeral representa a quantidade de meninas. Deixe que as crianças façam suas tentativas para acerta o numeral que corresponde ao número de meninas.

Da mesma forma ocorrerá com o número de meninos. O professor poderá utilizar de outras estratégias para trabalhar numerais mais baixos, como entregar aos alunos plaquinhas (ou fichas) de cores variadas, o professor pedirá que levantem as plaquinhas daqueles que tiverem a cor amarela. O professor perguntará qual numeral representa a quantidade de alunos com as plaquinhas amarelas. Desse modo o professor poderá trabalhas todo os numerais e suas quantidades de uma forma lúdica e prazerosa.

Plano de aula: números as suas quantidades para educação infantil

Atividade 2

Relacionar à quantidade ao número escrito

O professor colará em caixas (de sapato) os numerais (um número para cada caixa) que deseja trabalhar. Disponibilizará objetos como tampinhas de garrafa ou pecinhas de lego. Organizará os alunos para que um de cada vez coloquem nas caixas as quantidades de objetos em que está o numeral.

Através da atividade lúdica a criança constrói símbolos. Elas devem ter a oportunidade de inventar (construir) as relações matemáticas em vez de simplesmente entrar em contato com o pensamento pronto, formular suas hipóteses a partir de ensaio e erro, para confirmá-las ou refutá-las.

Plano de aula: números as suas quantidades para educação infantil

Atividade 3 

Jogo do Caracol e as quantidades

Como brincar: no jogo tradicional do caracol, cada criança vai pulando num pé só em cada casa numerada até atingir o céu. O professor desenhará o caracol no chão da sala ou pátio. O professor construirá 2 dados gigantes de papelão para ser jogado para que os participantes possam contar o número que saiu no jogo.  Em seguida o aluno irá pular até a casa que saiu o respectivo número na contagem.

O aluno fará a associação do numeral a sua respectiva quantidade. Se o participante errar outro jogará em seu lugar. O objetivo é pular até o número obtido na contagem e não chegar ao céu como é na brincadeira tradicional. Ganha quem associar corretamente mais vezes o número à contagem. (Jogo adaptado).

Plano de aula: números as suas quantidades para educação infantil

 

 

Plano de aula: números as suas quantidades para educação infantil

Atividade 4

Com a criança pequena, devemos começar trabalhando com a quantidade, atividades que envolvam a noção do + 1. Só através do concreto ela poderá perceber que dentro do 3 tem o 2, que dentro do 2 tem o 1. Um exemplo para esta assimilação são os jogos de compra.

Jogo de compra

Propomos ao grupo que façam uma rodinha, no centro colocamos vários palitos de picolé e um dado com a quantidade 1, sugerimos a criança, cada uma respeitando a sua vez, que jogue o dado e compre a mesmo tanto de palitos que o dado indicou. Após a compra o professor explora com o grupo: – Quantos palitos de picolé o João comprou? – E a Ana, quantos comprou?

Bem explorada esta rodada, passa-se para próxima, onde irão jogar o dado e comprar mais um palito de picolé. O professor lança novos questionamentos: – João comprou 1 palito de picolé na outra rodada, agora ela comprou + 1, quantos palitos ficou o João? – E a Ana, ela tinha 1 palito, comprou + 1, quantos ela tem agora? Este tipo de exploração proporciona a criança perceber a existência do mais 1, que a quantidade 3 não é um único objeto, e sim 1 + 1 + 1.

Plano de aula: números as suas quantidades para educação infantil

Materiais:

Fichas com os números de 0 a 9, fichas de cores variadas, caixas de sapatos e objetos, 2 dados, giz para desenhar o caracol, palitos de picolé.

Fonte de consulta:

https://www.pastoraldacrianca.org.br/brincadeiras?start=9

http://marypoppins.com.br/a-construcao-do-numero-na-educacao-infantil/

Leave a Comment