Plano de aula Para Sentimentos e Emoções at Educação Infantil

Neste plano de aula, os alunos aprenderão sobre diferentes emoções e como expressá-las. Eles serão introduzidos a diferentes expressões faciales e linguagem corporal que podem mostrar como alguém se sente.

Através da discussão e do jogo de papel, os alunos terão a oportunidade de experimentar diferentes maneiras de expressar suas próprias emoções. No final da lição, os alunos devem ser capazes de identificar e expressar suas próprias emoções de uma forma saudável.

O jogo das emoções é um jogo de tabuleiro que ajuda como crianças uma reconhecerem e expressarem como suas emoções. Ele é composto por um tabuleiro com diferentes quadradinhos, cada um representando uma emoção diferente. Como crianças devem andar pelo tabuleiro e, quando pararem em um quadradinho, devem expressar uma emoção que está representada ali.

Ele também pode ser um ótimo meio de interação entre pais e filhos, já que os pais podem ajudar como crianças uma expressarem como suas emoções.

Tema:

Sentimentos e Emoções

Campo de experiências da BNCC: 

O eu, o outro e o nós

Habilidade da Base Nacional Comum Curricular:

(EI03EO01) Demonstrar empatia pelos outros, percebendo que as pessoas têm diferentes sentimentos, necessidades e maneiras de pensar e agir.

Público Alvo: 

Educação Infantil 4 e 5 anos. Também pode ser trabalho com Ensino Fundamental I (adaptar as atividades de acordo com a faixa etária).

Tempo estimado:

6 aulas

Objetivos de aprendizagem:

Reconhecer os diferentes tipos de emoções e sentimentos nas pessoas a sua volta.

Demonstrar empatia pelos colegas de classe e pelos professores e funcionários da escola.

Identificar nos colegas diferentes sentimentos.  

Confira a série Sentimentos e emoções em vídeos

No final da página tem uma série de vídeos divertidos na linguagem infantil que fala separadamente de cada sentimento!  Bom trabalho!

Série completa no final da página!
Série Sentimentos e Emoções | Episodio 01- Amor

Incentivo Inicial:

Vídeo sobre: O Livro dos Sentimentos – Historinhas para Acordar 

Atividade 1

Após a leitura do Livro dos Sentimentos, na roda de conversa o professor fará apontamentos dos sentimentos e emoções que aparecem na história incentivando as crianças a falarem a respeito das emoções, sentimentos e maneiras de agir em determinadas situações. Pergunte a elas se as situações descritas no livro acontecem com elas  e também com as pessoas que estão a sua volta?

Plano de aula para sentimentos e emoções at educação infantil

Atividade 2

Os alunos poderão colorir as páginas do livro a sua maneira e recontar a história a partir das imagens que eles mesmos coloriram. Ao final da atividade de reconto, a turma poderá  montar um varal na sala com as imagens coloridas do livro! Bom trabalho!

Plano de aula para sentimentos e emoções at educação infantil

Atividade 3 

Os alunos irão desenhar os vários sentimentos que aparecem no livro e também aqueles que eles desejarem! As crianças representarão os sentimentos com os emojis. O professor poderá recortar vários círculos na cartolina e as crianças desenharão os emojis. Logo após poderá propor as crianças brincadeira de imitar os emojis.

Também poderão fazer fantoches colando palito de picolé para brincarem com seus colegas! Pura diversão!

Plano de aula para sentimentos e emoções at educação infantil

Atividade 4

O professor poderá imprimir a imagem abaixo ( 2 cópias)  e confeccionar um jogo da memória das emoções.

Plano de aula para sentimentos e emoções at educação infantil

Atividade 5

Pintura Facial

Levar para a sala de aula alguns modelos de pintura facial, como: palhaço, borboleta, gato, flores e outras pinturas que proporcione alegria as crianças, deixando que eles tenham autonomia para escolher aquela que os deixa mais felizes.

Plano de aula para sentimentos e emoções at educação infantil

Filme Divertida Mente pode ser trabalhado com as crianças a partir de 7 anos 

Plano de aula para sentimentos e emoções at educação infantil

 

A recomendação é que os professores assistam ao filme Divertida Mente em sala de aula e depois criem um debate com as crianças sobre a inteligência emocional.

O papel do educador é explorar as emoções, identificá-las no cotidiano da criança e mostrar o quanto cada uma é importante. Vale ressaltar que, quando as emoções estão desequilibradas, tudo fica desproporcional e pode fazer mal.

É importante que as crianças entendam que é normal se sentir triste às vezes, sentir um pouco de medo e até certo “nojinho” de algumas coisas, porém nenhum desses sentimentos pode ser constante e desproporcional.

A faixa etária ideal para essa atividade é a partir dos sete anos e o professor não precisa se preocupar em aprofundar sobre os sentimentos. Divertida Mente personifica as emoções, com isso fica mais fácil entender a função e importância de cada uma delas, inclusive as denominadas como negativas.

A alegria retrata o que nos faz bem, o oposto da tristeza. Já o nojinho tem função tanto biológica quanto social, para nos proteger de comer algum alimento estragado, por exemplo. A raiva é um sentimento que constata injustiças e a função do medo é garantir a segurança e nos manter em proteção.

Série Sentimentos e Emoções | Episodio 01- Amor

Série Sentimentos e Emoções | Episódio 2 – Raiva

Série Sentimentos e Emoções | Episódio 3 – Alegria

Série Sentimentos e Emoções | Episódio 4 – Tristeza
Série Sentimentos e Emoções | Episódio 5 – Gratidão
Série Sentimentos e Emoções | Episódio 06 – Angústia

Série Sentimentos e Emoções | Episódio 7 – Paixão

Série Sentimentos e Emoções | Episódio 8 – Preguiça

 

Materiais:

Vídeo sobre: O Livro dos Sentimentos – Historinhas para Acordar, giz de cera, cartolina, canetinha, lápis de cor, filme Divertida Mente.

Avaliação:

Observação e registro quanto à participação, interesse e realização das atividades durante a aula

Referências:

https://atividadesdaprofessorabel.blogspot.com/2013/05/o-livro-dos-sentimentos.html
http://atividades-imprimir.blogspot.com/2014/11/o-livro-dos-sentimentos.html
https://www.youtube.com/watch?v=Id6G1XS_6Zw
https://cdn.atividadesparaprofessores.com.br/wp-content/uploads/atividades-educativas-o-poder-das-emo%C3%A7%C3%B5es-92.jpg
http://playtable.com.br/blog/inteligencia-emocional-divertida-mente/
https://educacao.brusque.sc.gov.br/2017/09/11/projeto-sentimentos-sensacoes-e-emocoes-no-cmei-vo-rosa-dallago/

1 thought on “Plano de aula Para Sentimentos e Emoções at Educação Infantil”

Leave a Comment