Plano De aula Pronto Medida de tempo

Plano de aula medida de tempo de acordo com BNCC para Educação Infantil O presente plano de aula tem como objetivo introduzir uma medida de tempo para os alunos do ensino infantil, de acordo com uma Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Para isso, serão utilizadas diversas actividades lúdicas e didáticas, a fim de tornar o aprendizado mas interessante e prazeroso para como crianças.

Durante uma primeira aula, os alunos serão apresentados aos conceitos básicos de tempo, como o dia e uma noite, por meio de uma história.

Em seguida, serão realizadas atividades de identificação de diferentes durações de tempo, como minutos, horas e dias.

Por fim, os alunos serão convidados a criar um relógio de sol, para que possam experimentar de forma concreta uma medida do tempo.

Ao longo das próximas aulas, os alunos serão introduzidos aos conceitos de semana, mês e ano, por meio de uma série de atividades lúdicas e experimentais.Eles terão uma oportunidade de fazer um calendário para registrar os eventos importantes da escola, por exemplo, e de criar um relógio de areia para medir o tempo de forma mais precisa.

Plano de aula pronto

O plano de aula pronto é uma ótima ferramenta para os professores, pois fornece um guia passo a passo para uma criação de uma aula eficaz. Ele também ajuda a garantir que todos os elementos essenciais da aula sejam cobertos, de modo que os alunos possam ter sucesso.

Campo de Experiências da BNCC

Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações

Habilidade da Base Nacional Comum Curricular

(EI03ET04) Registrar observações, manipulações e medidas, usando múltiplas linguagens (desenho, registro por números ou escrita espontânea), em diferentes suportes.

Educação Infantil: 4 e 5 anos (adaptar as atividades para cada faixa etária)

Tempo estimado: 3 aulas

Objetivos de Aprendizagem:

Identificar e diferenciar o dia da noite associando os períodos de claro e escuro.

Associar rotinas do dia a dia com a período diurno e noturno.

Construir a noção de tempo divida em horas, minutos e segundos.

Desenvolvendo a noção de tempo

Desenvolver a noção de tempo não é tarefa fácil para os pequenos, pois o tempo é abstrato para as crianças. A princípio, a noção pode ser desenvolvida por meio da percepção do dia e da noite – claro e escuro. Procure conversar com as crianças sobre o que elas sabem sobre o dia e a noite. Deixe que as crianças façam suas indagações e proposições sobre o assunto.

Atividade 1

Assistir ao vídeo: De Onde Vem o Dia e a Noite? E em seguida fazer perguntas sobre a personagem e sua rotina no vídeo. Pergunte sobre o que a Kika estava fazendo no inicio do vídeo e porque? E no final do vídeo? Pergunte sobre o que podemos fazer durante o dia e a noite?

De Onde Vem o Dia e a Noite?

Atividade 2

Percepção de hábitos do cotidiano

A criança pode começar a associar o tempo com a rotina, hábitos cotidianos. Por exemplo: café da manhã, almoço e jantar são acontecimentos regulares, marcados pelo tempo, fazendo com que essa noção torne-se mais concreta. Usar o antes e o depois também são formas de a perceber a passagem do tempo. Tomo o café da manhã antes do almoço. O lanche da tarde é antes do jantar.

Plano de aula pronto

Atividade 3 

Uma atividade bem simples que vai trabalhar a noção de tempo é utilizar os cumprimentos ( bom dia, boa tarde, boa noite, até logo, até amanhã). O professor proporá e auxiliará a elaboração de estórias onde o importante seja o uso dos cumprimentos. Exemplo:

Dona coelha tem muitos filhinhos e todos dormem em um grande e bonito quarto. Muito cedinho, ela abre a janela para entrar os raios de sol e diz: (as crianças devem responder): Bom dia! 

O senhor urso  dorme muito, principalmente no inverno. Não tem filhos, mas  leva seus vizinhos à depois do almoço. Chega a casa deles todos o cumprimentam alegremente dizendo: Boa tarde, tio!

Corujas gostam de dormir de dia e passear à noite. Quando os morcegos passam por suas janelas: Boa noite!

O papagaio de Narinha sabe que ela vai comprar pão para o café da manhã e volta já. Então ela diz: Até logo!  E ela para deixar o papagaio preocupado, diz: Até amanhã.

Https://escoladossonhosclaudia. Blogspot. Com/ Https://escoladossonhosclaudia. Blogspot. Com/

Atividade 4

Como o tempo pode ser medido

Conversar com as crianças sobre o tempo e como ele é importante para organizar a rotina do dia a dia. Como a hora de entrada na escola, a hora do almoço, a hora do jantar, etc. Explique que para medir o tempo usamos os relógios que são uma das mais antigas invenções humanas. A noite e o dia juntos tem 24 horas e é assim que dividimos o nosso tempo para fazer as tarefas diárias.

Apresentar os diversos tipos de relógios dos mais antigos ao mais modernos, a partir de imagens ou relógios reais numa exposição. Suscitando a perceberem, também a passagem do tempo de longa duração como do mais antigo ao mais moderno.

Plano de aula prontoPlano de aula pronto
Plano de aula prontoPlano de aula pronto

 

Plano de aula prontoPlano de aula pronto
Plano de aula prontoPlano de aula pronto

Atividade 5 

Construindo a noção de tempo

Construir a noção de tempo divida em horas, minutos e segundos é uma tarefa complexa para quem ainda não sabe ler e escrever, mas brincadeiras simples com usar um cronômetro para realizar certas tarefas vai ajudar a mensurar o tempo de forma mais concreta para as crianças. Para trabalhar a noção de hora o professor pode utilizar as tarefas de sala de aula.

O professor diz: Vou marcar no relógio uma hora para terminarmos a tarefa e irmos para a recreação, sala de informatica, etc. O professor marca por exemplo o tempo de um minuto para a turma ficar sem piscar o olho, sem se mexer por um minuto, sem falar por um minuto. E  também, o professor pode marcar no cronômetro os segundos  para o aluno discriminar numa cena objetos diferentes, por exemplo. Dessa forma o professor já iniciará o processo de noção de horas, minutos e segundos de forma prática, lúdica e criativa.

Plano de aula pronto

Images By: escoladossonhosclaudia

Materiais: 

Folhas de atividades, imagens do relógios, ou relógios reais para exposição e cronômetro.

Fontes de Consulta:

Livro a Nova Pré escola

http://comoeducarseusfilhos.com.br/blog/como-crianca-aprende-sobre-o-tempo/

Leave a Comment