Plano de aula, reconhecendo letras e vogais atividades para educação infantil

Neste plano de lição, os alunos aprenderão a reconhecer as letras do alfabeto e os sons vórticos correspondentes. Isso será realizado através de uma variedade de atividades projetadas para engajar e educar os jovens aprendizes.

Primeiro, os alunos serão mostrados como identificar as letras do alfabeto.Ao final desta lição, os alunos terão uma base forte para reconhecer as letras e seus sons associados, o que lhes ajudará muito enquanto começam a aprender a ler.

Este plano de aula dá às crianças a oportunidade de praticar o reconhecimento de letras e vogais. Esta é uma ótima atividade para a educação infantil.

O plano de aula é projetado para ajudar as crianças a reconhecer letras e vogais. É uma ótima atividade para a educação infantil.

A educação infantil é um momento de rápido crescimento no desenvolvimento das crianças. Eles estão aprendendo a ler, escrever e contar. Aqueles que têm uma base sólida nessas habilidades estarão mais bem preparados para o ensino fundamental.

Um plano de aula bem elaborado pode ajudar os professores a estruturar seu ensino e torná-lo mais eficaz. Também é útil para os pais que desejam apoiar a educação de seus filhos em casa.

As atividades nesta seção foram elaboradas para ajudar as crianças a reconhecer letras e vogais, dando-lhes muitas oportunidades de praticar os sons das letras, os nomes das letras e os sons das vogais.

Plano de aula, reconhecendo letras e vogais atividades para educação infantil

Campo de experiências da BNCC

Escuta, fala, pensamento e imaginação

Habilidade da Base Nacional Comum Curricular

(EI03EF09) Levantar hipóteses em relação à linguagem escrita, realizando registros de palavras e textos, por meio de escrita espontânea.

Público Alvo:

Educação Infantil 4 e 5 anos (adaptar as atividades para cada faixa) 

Tempo estimado: 

4 aulas

Objetivos de Aprendizagem:

Dramatizar a história das vogais. 

Identificar as vogais na história contada.

Reconhecer as vogais no próprio nome e nos nomes dos colegas.

Grafar as vogais e escrever o próprio nome.
Escrever uma lista  de nomes dos colegas com auxílio do professor.

Atividade 1 

Teatrinho das vogais

Após assistirem o vídeo, A CASINHA DAS VOGAIS proponha aos alunos que façam a dramatização da história das vogais. O professor confeccionará as vogais e colará nos palitos de picolé para que os alunos façam o teatrinho das vogais. Organize para  que todos participem desta atividade.

O Vídeo abaixo ajuda as crianças a identificarem as vogais e também a observarem como fazer o traçado das vogais de forma lúdica.

Atividade 2

Treinando o traçado das vogais na caixa de areia

O professor disponibilizará uma caixa de areia na sala de aula para que os alunos com os dedos ou um bastão desenhem o traçado das vogais. O professor levantará uma vogal e assim como aparece na história e o aluno deverá desenha-la na areia.

Plano de aula, reconhecendo letras e vogais atividades para educação infantil

Atividade 3

Identificando as vogais no próprio nome e nos nomes dos colegas

Explique para as crianças que as vogais aparecem em todas as palavras e juntos com as consoantes formam os nomes de tudo o que vemos no dia adia. Antes de fazer a atividade abaixo, faça a apresentação dos nomes dos alunos, seja em crachás ou mesmo na chamadinha. Pergunte a cada um sobre as vogais que viram na história.

Deixe que os alunos conversem sobre as vogais que aparecem em seus nomes e de seus colegas. Depois da atividade pronta, deixem que as crianças compartilhem sobre as vogais que encontraram nos seus nomes.

Plano de aula, reconhecendo letras e vogais atividades para educação infantil

Atividade 4

Lista de nomes dos alunos da turma

Explique que as listas fazem parte de nossa rotina, escrevemos e lemos listas. Entre elas, estão a de compras do mercado, de convidados para um aniversário ou de atividades que temos programadas para o dia. Portanto, se apropriar desse recurso de elencar conteúdos é significativo para as crianças, porque ele tem uma função social.

O professor fará junto com a turma uma lista dos nomes dos alunos da turma, escrevendo na lousa ou em um cartaz. Após escrever os nomes, o professor pedira aos alunos que identifiquem as letras (vogais) nos nomes da lista. Deverá fazer um nome de cada vez.

Plano de aula, reconhecendo letras e vogais atividades para educação infantil

Materiais:

Folha de atividade, caixa de areia, vogais em EVA, palito de picolé e cola quente.

Avaliação: 

Observação e registro quanto à participação, interesse realização das atividades durante a aula.

Fonte de consulta:

https://loucosportecnologias.blogspot.com/2017/04/alfabetizacao-historia-das-vogais.html
http://faybrandao.blogspot.com/2016/04/caixa-de-areia.html

Leave a Comment