Projetos de Leitura para Educação Infantil e Alfabetização

O Projeto de Leitura para Educação Infantil e Alfabetização é um programa criado pelo governo federal brasileiro com o objetivo de incentivar uma leitura entre crianças e jovens. O programa oferece acesso gratuito a livros e material didático para crianças e jovens de 4 a 17 anos de idade em todo o país. O projeto também oferece bolsas de estudo para professores de educação infantil e alfabetização.

Os projetos de leitura prontos são uma ótima maneira de motivar os alunos a lerem mais. Eles podem escolher um projeto de leitura pronto ou criar o seu próprio. Os projetos de leitura prontos incluem uma lista de livros para serem lidos, bem como atividades relacionadas aos livros.

Os alunos podem fazer um projeto de leitura sozinhos ou em grupo. Se os alunos fizerem o projeto de leitura em grupo, eles terão uma oportunidade de discutir os livros que leem juntos.

Resumo do livro 

A Galinha que Sabia Ler

Pipoca era uma galinha especial que morava em uma chácara. Ela vivia dentro de casa e escolheu a estante de livros para morar. A galinha passou tanto tempo com os livros que aprendeu a ler.  Juvenal herdou a chácara de seu tio, mas quando chegou lá detestou o lugar porque não havia água, o riacho estava seco, não tinha como plantar.
Então resolveu vender a chácara. Pipoca e os outros animais ficaram desesperados, procurando uma solução. Mas Pipoca era uma galinha muito sabida e teve uma ideia incrível e com ajuda dos seus amigos livros conseguiu resolver o problema e todos ficaram felizes.
Projetos de leitura para educação infantil e alfabetização

📗Projeto de Leitura de acordo com a BNCC

💜Observação:

Adaptar as atividades de acordo com a faixa etária pretendida.

⏰Cronograma: 

✔Grupos a que se destina o projeto:

Língua Portuguesa/1º ano

CAMPO ARTÍSTICO-LITERÁRIO – Campo de atuação relativo à participação em situações de leitura, fruição e produção de textos literários e artísticos, representativos da diversidade cultural e linguística, que favoreçam experiências estéticas. Alguns gêneros deste campo: lendas, mitos, fábulas, contos, crônicas, canção, poemas, poemas visuais, cordéis, quadrinhos, tirinhas, charge/ cartum, dentre outros. (BNCC)

PRÁTICAS DE LINGUAGEM

  • Leitura/escuta (compartilhada e autônoma)
  • Escrita (compartilhada e autônoma)
  • Análise linguística/semiótica (Alfabetização)
  • Oralidade

OBJETOS DE CONHECIMENTO 

  • Formação do leitor literário
  • Apreciação estética/Estilo
  • Escrita autônoma e compartilhada
  • Formas de composição de narrativas
  • Contagem de histórias
  • Formação do leitor literário/Leitura multissemiótica

HABILIDADES DA BNCC

  1. (EF15LP15) Reconhecer que os textos literários fazem parte do mundo do imaginário e apresentam uma dimensão lúdica, de encantamento, valorizando-os, em sua diversidade cultural, como patrimônio artístico da humanidade.
  2. (EF15LP16) Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor e, mais tarde, de maneira autônoma, textos narrativos de maior porte como contos (populares, de fadas, acumulativos, de assombração etc.) e crônicas.
  3. (EF01LP25) Produzir, tendo o professor como escriba, recontagens de histórias lidas pelo professor, histórias imaginadas ou baseadas em livros de imagens, observando a forma de composição de textos narrativos (personagens, enredo, tempo e espaço).
  4. (EF01LP26) Identificar elementos de uma narrativa lida ou escutada, incluindo personagens, enredo, tempo e espaço.
  5. (EF15LP18) Relacionar texto com ilustrações e outros recursos gráficos.
  6. (EF15LP19) Recontar oralmente, com e sem apoio de imagem, textos literários lidos pelo professor.

Educação infantil 

Crianças pequenas (4 anos a 5 anos e 11 meses)

Segundo a BNCC, as experiências com a literatura infantil, propostas pelo educador, mediador entre os textos e as crianças, contribuem para o desenvolvimento do gosto pela leitura, do estímulo à imaginação e da ampliação do conhecimento de mundo.

Além disso, o contato com histórias, contos, fábulas, poemas, cordéis etc. propicia a familiaridade com livros, com diferentes gêneros literários, a diferenciação entre ilustrações e escrita, a aprendizagem da direção da escrita e as formas corretas de manipulação de livros.

CAMPOS DE EXPERIÊNCIAS: 

Escuta, fala, pensamento e imaginação

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO

  1. (EI03EF01) Expressar ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivências, por meio da linguagem oral e escrita (escrita espontânea), de fotos, desenhos e outras formas de expressão.
  2. (EI03EF04) Recontar histórias ouvidas e planejar coletivamente roteiros de vídeos e de encenações, definindo os contextos, os personagens, a estrutura da história.
  3. (EI03EF05) Recontar histórias ouvidas para produção de reconto escrito, tendo o professor como escriba.
  4. (EI03EF06) Produzir suas próprias histórias orais e escritas (escrita espontânea), em situações com função social significativa.
  5. (EI03EF09) Levantar hipóteses em relação à linguagem escrita, realizando registros de palavras e textos, por meio de escrita espontânea.

Justificativa 

Depois do diagnóstico feito pela equipe escolar, observamos a necessidade de aproximar os nossos alunos do mundo da leitura, apresentando textos narrativos de maior porte, tanto para as turmas de educação infantil como para os alunos da alfabetização. O gosto pela leitura nasce da oportunidade que as crianças têm de conhecer os variados gêneros litrários que lhes são apresentadas ao longo de suas vidas escolar.
Vamos observar neste projeto a leitura do livro a “Galinha que sabia ler” de Sandra Aymone. O objetivo é inserir os alunos no mundo da cultura literária como uma forma de deleite e não como uma obrigação. Desta forma proporcionar leituras, produções textuais, reconto da história oral e escrito, dramatização,  ilustrações e produção de livros.

Objetivos gerais:

  • Conhecer a história contada, fazendo a leitura com ajuda do professor.
  • Perceber que uma história possui inicio, meio e fim.
  • Compreender que um texto narrativo tem personagens, enredo, tempo e espaço.
  • Conceituar o texto literário como uma forma de fruição, ludicidade e prazer.
  • Compreender a importância de preservar a natureza para a manutenção da vida na Terra.

Objetivos específicos:

  • Socializar a história ouvida, dando sua opinião.
  • Observar e detalhar as características de cada personagem da história.
  • Descrever oralmente e por meio de desenhos os espaços onde a história acontece.
  • Recontar a história escrita/oralmente usando recursos próprios.
  • Produzir livros usando escrita e/ou ilustração.
  • Dramatizar a história ou partes dela.
  • Fazer maquetes como forma de observação da natureza e suas mudanças pela ação do homem.
  • Plantar sementes, observando seu nascimento e evolução.
  • Produzir materiais de conscientização para a preservação da natureza.

Desenvolvimento das atividades:

Atividade inicial 

A leitura de um livro começa pela capa. Apresente o livro fazendo perguntas sobre a primeira a percepção do livro. Buscando apresentar o autor da história, as ilustrações e seu autor. Pergunte as crianças se pelas ilustrações, elas saberiam dizer do que se trata a história?
✅1- Contar a história para os alunos fazendo uma roda para que eles foquem nas páginas do livro ou você poderá fazer a leitura do livro em pdf usando uma aparelho de TV para que as páginas fiquem mais visíveis. Para as crianças da educação infantil poderá ler uma página ou duas  por dia para não ficar cansativo.
✅2- Após a leitura converse com as crianças para saber as suas opiniões sobre a história, destacando os valores e atitudes vistos na história.
✅3- Junto com as crianças listem as características, tanto físicas como emocionais de Pipoca, a  personagem principal da história.
✅4- Descrever por meio de desenhos e oralmente os espaços onde se passa a história da Galinha que sabia ler.
✅5- Fazer maquetes representado o antes um rio seco e o depois um rio com peixes e plantas mencionado na história.  Os alunos irão perceber a importância da natureza preservada e que pode trazer muitos benefícios para os seres humanos.
✅6- Plantar sementes em garrafas PET para formar um lindo jardim. Se tiver espaços de plantio na escola poderá plantar neste espaço. Os alunos irão perceber a evolução das sementes a ter se tornarem plantas.
✅7- Produzir panfletos ou cartazes para a conscientização da importância da preservação e cuidado com a natureza. Os alunos vão agir como multiplicadores das ações que são importantes para o cuidado com a natureza.
✅8- A personagem principal da história tinha um hobby. Peça as crianças que enumere os livros que a Galinha da história gostava de ler.  Mostre para as crianças a importância das informações contidas nos livros e como leitura pode mudar as atitudes e pensamentos das pessoas. Colha informações, na turma, fazendo uma lista das histórias que mais gostaram de ler e ouvir.
✅9- Recontar a história oralmente. Proponha aos alunos que cada um conte uma parte da história. O professor pode iniciar e os alunos vão dando prosseguimento até chegar ao final da história. O professor poderá escrever a história contada pelos alunos na lousa.
✅10- Produzir um livro da turma sobre o reconto da história acima. O livro poderá conter textos e ilustrações ou somente ilustrações.
✅11- Proponha uma votação para que definam uma parte da história para fazerem uma dramatização para ser apresentada  no final do projeto. Separe tempo para os ensaios.
✅12- Recomendar o livro lido para outras pessoas. Nesta atividade o aluno irá escrever uma carta de recomendação sobre o livro. Para crianças menores poderá ser desenhada. Atividade abaixo👇
✅13- Nesta proposta os alunos da educação infantil e alfabetização vão preencher a ficha de leitura sobre o livro lido. Modelo abaixo👇
Projetos de leitura para educação infantil e alfabetização

Modelo de ficha de leitura (Alfabetização)

Projetos de leitura para educação infantil e alfabetização
 

Modelo de ficha de leitura (Educação Infantil)

Projetos de leitura para educação infantil e alfabetização
 

Culminância:

Exposição sobre todos os trabalhos realizados pela turma além do livro produzido pela turma.

Recursos:

  • Livro:  A Galinha que sabia ler;
  • Cartolina;
  • TV;
  • Lápis de Cor;
  • Folha branca.
  • Lousa e marcador de quadro;
  • Fichas de leitura.

Fontes de pesquisas:

 

Leave a Comment