Relatório individual das aulas remotas na educação infantil

Neste artigo, discutirei os benefícios das aulas remotas na educação infantil.

O primeiro benefício é que é uma solução econômica. Com aulas remotas, não há necessidade de salas de aula físicas ou professores. Isso economiza espaço, tempo e dinheiro.

O segundo benefício é que cria uma oportunidade equitativa para todas as crianças receberem educação na primeira infância. As aulas remotas podem ser usadas em qualquer lugar do mundo e são acessíveis a todas as crianças, independentemente da localização ou condição socioeconômica.

O terceiro benefício é que pode dar aos pais mais tempo com seus filhos, pois não são obrigados a faltar ao trabalho para assistir às aulas. O quarto benefício é que as aulas remotas podem proporcionar à criança mais interação do que as salas de aula tradicionais, pois não há distrações como outras crianças ou ambientes barulhentos.”

Neste relatório, veremos os benefícios e as desvantagens das aulas remotas na educação infantil.

As aulas remotas já existem há algum tempo, mas só recentemente começaram a ganhar força. A capacidade de oferecer uma educação de qualidade sem a necessidade de uma sala de aula física é muito atraente. No entanto, também existem muitas desvantagens que tornam esta solução menos do que perfeita.

Relatório individual das aulas remotas na educação infantil

📌Lembrando que este relatório é só um modelo, cada instituição escolar estrutura o seu relatório de acordo com suas necessidades e preferências.

📕Orientações

Naturalmente, o (a) professor (a) irá precisar muito da ajuda dos responsáveis para fazer avaliação do desenvolvimento do aluno durante esse período de isolamento social O interessante é que o professor mantenha um diálogo com a família do aluno (a), mesmo que esse diálogo seja por telefone ou através de comunicação por mensagem.

O(A) professor (a) poderá desenvolver uma ficha de avaliação em que o responsável poderá responder sobre a participação, as dificuldades e o desempenho do (a) filho (a) nas atividades propostas e o professor poderá completar com as devolutivas das atividades feitas pelo aluno (a).

As atividades práticas propostas pelo professor poderão ser feitas pelos alunos (as) através de pequenos vídeos onde os alunos demonstrarão as realizações dessas atividades. Os vídeos são uma ótima ferramenta de avaliação, onde será observada a compreensão do aluno (a) sobre determinado tema

Exemplos de relatórios de aulas remotas 

1- Introdução

Aulas gravadas e exercícios enviados de modo assincrônico 

O seguinte relatório visa avaliar o desenvolvimento do aluno (a) _____________________ em relação às aprendizagens e as participações nas aulas remotas. Devidas as atuais necessidades impostas pelo isolamento social que se encontra toda a comunidade escolar, faz se necessário que a avaliação seja feita com a participação dos responsáveis e em conjunto com professor.

Quando as aulas aplicadas são gravadas e os exercícios feitos são enviados de modo assincrônico. Avaliação do aluno se deu através das feituras das atividades e devolutivas das mesmas.

Participação do aluno em relação às aulas remotas assincrônica 

2- Apontar as dificuldades e também os avanços do aluno em lidar com o novo jeito de aprender.Segue exemplos de algumas considerações:

Avaliação quanto à participação em relação às aulas remotas assincrônicas

Demonstrou interesse por desenvolver as atividades propostas pelo professor nas aulas remotas.

Apresentou interesse em fazer as atividades mesmo não tendo domínio das refermentas digitais.

Demonstrou dificuldades no inicio em dominar as ferramentas digitais, mas superou essas dificuldades e segue avançando e se adaptando ao novo jeito de aprender.

Apresentou entusiasmo em participar das aulas gravadas, interagindo com o tema da aula: ouvindo atentamente e perguntando sobre o tema apresentado.

Desenvolveu as atividades com segurança com/ou sem ajuda dos responsáveis.

Apresentou dificuldades para resolver os exercícios sem ajuda do professor presencialmente.

Apresentou dificuldades de concentração para assistir as aulas gravadas e fazer os exercícios enviados pelo professor.

Aulas ao vivo com aplicativos sincrônicos Web conferências e Chat 

O seguinte relatório visa avaliar o desenvolvimento do aluno (a) _____________________ em relação às aprendizagens e as participações nas aulas remotas.

Devidas as atuais necessidades impostas pelo isolamento social que se encontra toda a comunidade escolar, faz se necessário que a avaliação seja feita através da observação do desempenho do aluno nos exercícios e nas interações das aulas remotas sincrônicas pelo professor. Além das feituras das atividades e devolutivas das mesmas.

Participação do aluno em relação às aulas remotas sincrônicas 

2- Apontar as dificuldades e também os avanços do aluno em lidar com o novo jeito de aprender. Segue exemplos de algumas considerações:

Demonstrou interesse por desenvolver as atividades propostas pelo professor nas aulas remotas.

Apresentou interesse em fazer as atividades mesmo não tendo domínio das refermentas digitais.

Apresentou entusiasmo em participar das aulas e interagir com os colegas e professores.

Desenvolveu as atividades com segurança com/ou sem ajuda dos responsáveis.

Apresentou dificuldades de concentração para assistir as aulas ao vivo e fazer os exercícios propostos pelo professor.

Participou das aulas de forma parcial não demonstrando interesse pelo tema apresentado.

3- Relatórios de desenvolvimento de aprendizagem no período Segue alguns exemplos de:

Aprendizagens alcançadas pelo aluno (a) em relação aos objetivos propostos para o período: 

No campo de experiências: Eu, o outro e o nós, demonstrou imagem positiva de si e confiança em sua capacidade para enfrentar dificuldades e desafios. (EI02EO02) Apresentou confiança em si mesmo ao realizar novas experiências. Apresentou autonomia nas realizações de atividades já experimentadas em outros momentos.

No Campo de experiências: Escuta, fala, pensamento e imaginação, demonstrou capacidade de dialogar com as pessoas do seu convívio social, expressando seus desejos e sentimentos. (EI02EF01) Foi capaz de utilizar a linguagem como meio de ampliação do pensamento: organizando suas ideias. Utilizou a linguagem como meio de comunicação, recebendo mensagens verbais, interpretando e transmitindo mensagens.

No Campo de experiências: Corpo, gestos e movimentos, demonstrou habilidades em deslocar seu corpo no espaço orientado por noções como em frente, atrás, no alto, embaixo, dentro, fora etc., ao se envolver em brincadeiras e atividades de diferentes naturezas.

(EI02CG02) Percebeu as relações entre o seu corpo e os objetos, relações entre o seu corpo e outras pessoas, percebeu a relação entre objetos e objetos.

(EI02CG05) Demonstrou habilidades manuais, adquirindo controle para manusear, cortar e colar diversos materiais em superfícies como: lã, areia etc. Foi capaz de transmitir suas ideias a partir de desenhos, adequando aos movimentos manuais finos aos estímulos recebidos.

No Campo de Experiências: Traços, sons, cores e formas: utilizou diferentes fontes sonoras disponíveis no ambiente em brincadeiras cantadas, canções, músicas e melodias. (EI02TS03) Demonstrou interesse por diversas fontes sonoras adequando aos movimentos e as mudanças rítmicas. Foi capaz de discriminar estímulos sonoros adequando-os as batidas a partir de instrumentos musicais de percussão construídos com materiais recicláveis.

No Campo de Experiências: Espaços, tempos, quantidades e relações foi capaz de explorar e descrever semelhanças e diferenças entre as características e propriedades dos objetos textura, massa, tamanho. (EI02ET01) Foi capaz de comparar diferentes materiais, explorando sensações táteis e visuais.

Conclusão

Podemos concluir que para esse período o aluno demonstrou um bom desenvolvimento global. Adquirindo novos conhecimentos, podendo melhorar ainda mais no próximo período.

 

Modelo de relatório

Relatório individual das aulas remotas na educação infantil

Fontes de consultas

http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf

https://www.psicoedu.com.br/2020/07/relatorio-da-educacao-infantil-pandemia-aulas-online.html

1 thought on “Relatório individual das aulas remotas na educação infantil”

Leave a Comment