Tips & Tricks e Plano de aula com monstro das cores at Educação Infantil

Introduzir o “monstro de cores” em seu plano de aula é uma ótima maneira de envolver os jovens aprendizes e ensiná-los sobre as cores. Aqui estão alguns conselhos e truques para ajudá-lo a começar:

1. Comece introduzindo o monstro de cores aos seus alunos. Explica que este monstro gosta de comer cores.

2. Dê a cada aluno um pedaço de papel e um crayon. Peça-lhes que desenhem a sua cor favorita no papel.

3. Uma vez que todos os alunos tenham desenhado as suas cores, tenha-lhes trazer seus papéis para você.Mantenha cada papel um por um e deixe que os alunos nomeem a cor que eles desenharam.Como você faz isso, escreva a cor no corpo do monstro.

4.Quando o monstro é cheio de cores, pendurá-lo na sala de aula para que todos vejam!

Alfabetização

Habilidades da BNCC para o Ensino Fundamental – Ensino Religioso/ 1º ano 

(EF01ER01) Identificar e acolher as semelhanças e diferenças entre o eu, o outro e o nós.
 

Língua Portuguesa / 1º Ano/ Ensino Fundamental/Práticas de Linguagem  Oralidade 

(EF15LP13) Identificar finalidades da interação oral em diferentes contextos comunicativos (solicitar informações, apresentar opiniões, informar, relatar experiências etc.).

Objetos de conhecimento:

O eu, o outro e o nós
Relato oral/Registro formal e informal

Educação Infantil 

Campo de experiências da BNCC: 

O eu, o outro e o nós
Corpo, gestos e movimentos
 

Habilidade da Base Nacional Comum Curricular:

(EI03EO01) Demonstrar empatia pelos outros, percebendo que as pessoas têm diferentes sentimentos, necessidades e maneiras de pensar e agir.
(EI03EO04) Comunicar suas ideias e sentimentos a pessoas e grupos diversos.
Coordenar suas habilidades manuais no atendimento adequado a seus interesses e necessidades em situações diversas.
 

Público Alvo: 

Educação Infantil 4 e 5 anos. Também pode ser trabalho com Ensino Fundamental I (adaptar as atividades de acordo com a faixa etária).

Tempo estimado:

6 aulas

Objetivos de aprendizagem:

Reconhecer os diferentes tipos de emoções e sentimentos nas pessoas a sua volta.
Demonstrar empatia pelos colegas de classe e pelos professores e funcionários da escola.
Usar suas habilidades manuais para desenhar, pintar e jogar.
Tips & tricks e plano de aula com monstro das cores at educação infantil

Atividade inicial 

Conte a história o monstro das cores para as crianças e em seguida comente sobre as emoções que aparecem na história. É importante que as crianças reconheçam e nomeiem as emoções. Deixe que as crianças compartilhem suas experiências em relação a cada emoção vista na história.
Dê oportunidade para que as elas falem a respeito das emoções, sentimentos e maneiras de agir em determinadas situações. Pergunte a elas sobre as características das emoções descritas no livro e se acontece com elas como na história. Pergunte, também se essas situações acontecem com as pessoas que estão a sua volta.
É importante que as crianças entendam que é normal se sentir triste às vezes, sentir um pouco de medo, porém nenhum desses sentimentos pode ser constante e desproporcional. O papel do educador é explorar as emoções, identificá-las no cotidiano da criança e mostrar o quanto cada uma é importante. Vale ressaltar que, quando as emoções estão desequilibradas, tudo fica desproporcional e pode fazer mal.

Atividade 1 

Após contar a história, proponha aos alunos que cada um desenhe a emoção que está sentindo no momento. Para as crianças pequenas que ainda não sabem escrever, peça que mostrem seus monstros e expliquem oralmente as emoções que foram desenhadas  por elas.

Para trabalhar de forma remota por vídeo chamada, o professor pedirá que os alunos desenhem o monstro das cores representando seu estado emocional naquele momento. Logo em seguida mostrar seus desenhos explicando a emoção que foi desenhada.

 

Tips & tricks e plano de aula com monstro das cores at educação infantil

Atividade 2

Arrumando as emoções

Forma alternativa para se aplicar está atividade. Poderá ser feita usando copos descartáveis  para ser os potes e papeis coloridos cortados em pedaços representando as emoções. O professor poderá distribuir para cada aluno um saquinho contendo papeis de todas as cores das emoções descritas na história. Essas cores (emoções) vão estar misturadas e os alunos vão separa-las em cada copo.

O professor poderá colar um pedaço de papel colorido em cada copo para diferenciar as emoções ou mesmo colocar os nomes das emoções nos copinhos.

Para trabalhar de forma remota por vídeo chamada, o professor poderá colocar os recipientes numa mesa e colar os nomes das emoções (ou a cor que representa cada emoção) Também colocará em um recipiente transparente vários papeis cortados (misturados) com as cores que representam as emoções descritas no livro e perguntará aos alunos em que recipiente será arrumado cada emoção. Amedida que os alunos forem respondendo o professor distribuirá os papeis coloridos nos recipientes indicados. 

Tips & tricks e plano de aula com monstro das cores at educação infantil

 

 

Tips & tricks e plano de aula com monstro das cores at educação infantil

 

Atividade 3

Jogo da memória das emoções  

Imprima a cartela duas vezes para construir o jogo. Esse joguinho poderá ser oferecido como dever de casa. O professor poderá colocar esse jogo em saquinhos e dar como lembrancinhas de volta às aulas. Modelos de mensagens para lembrancinhas no final da página. A criança poderá jogar sozinha ou com um familiar. No dia seguinte, o professor irá conversar com as crianças sobre as experiências  e nomeando as emoções vistas no jogo.

Como jogar: Vire as cartas para baixo, embaralhe e espalhe pela mesa. Cada jogador deverá levantar duas cartas de uma vez, tentando encontrar o par. Se a segunda carta virada for diferente da primeira, o jogador deverá devolver as duas, com o desenho para baixo, e passar a vez.

Tips & tricks e plano de aula com monstro das cores at educação infantil

 

Atividade 4

Trilha das emoções

Para esse  jogo vai precisar de um dado que poderá ser feito de papelão (modelo abaixo). Tampinhas de garrafas para marcar a casa. Esse jogo poderá ser jogado por duas ou mais pessoas. As tampinhas de cada participante ficam no local da largada. Poderá ser escolhido quem irá sair na frente pelo sorteio.

O participante joga o dado e o número que cair vai indicar a casa que o participante irá ficar até a próxima jogada. A cada casa que o participante cair terá que ler a frase e completa-la.  E assim vai passando a vez para os demais até que o primeiro que chegar no final da trilha, ganha a partida  e os demais terão  jogar até completar a trilha.

Formas alternativas de aplicar (para manter o distanciamento social) O professor poderá representar a trilha em um cartaz ou desenha-la no quadro para que toda turma participe do jogo. Ainda poderá numerar e colocar as frases em um saquinho para sortear um aluno, aquele que for sorteado completará a frase e indicará um aluno para completar a próxima frase.

Ou poderá fazer fazer como no jogo anterior, dar para as crianças como lembrancinhas para levar para casa ou como dever de casa e depois compartilhar suas experiências no grupo da sala.  Modelos de mensagens para lembrancinhas no final da página. 

Tips & tricks e plano de aula com monstro das cores at educação infantil
Tips & tricks e plano de aula com monstro das cores at educação infantil

Modelos de mensagens para volta às aulas 

Mensagem de lembrancinhas para borracha
Tips & tricks e plano de aula com monstro das cores at educação infantil
 
Mensagem de lembrancinhas para lápis
Tips & tricks e plano de aula com monstro das cores at educação infantil
Mensagem de lembrancinhas para lápis 
Tips & tricks e plano de aula com monstro das cores at educação infantil
Mensagem de lembrancinhas para colocar no saquinho 
Tips & tricks e plano de aula com monstro das cores at educação infantil

Fonte de consulta

2 thoughts on “Tips & Tricks e Plano de aula com monstro das cores at Educação Infantil”

Leave a Comment