Tips & Tricks e Plano De Aula para atividade de recorte e colagem

Dicas e Plano De Aula para atividade de recorte e colagem

1. Comece com uma base sólida: para uma atividade de recorte e colagem bem-sucedida, é importante ter uma base sólida para trabalhar. Isso significa que você deve escolher uma superfície lisa e plana para trabalhar, como uma mesa ou uma superfície de corte. Se possível, cubra a superfície com um pano para evitar que as peças sejam arrastadas ou deslizem.

2. Prepare as peças: antes de iniciar a atividade, certifique-se de que as peças estão prontas para serem recortadas e coladas. Isso significa que você deve escolher as peças que deseja usar e, se necessário, recortá-las em tamanhos e formas específicos. Se estiver usando peças de papel, certifique-se de que estão dobradas e/ou dobradas de acordo com o seu design.

3. Tenha cuidado com as bordas: uma das coisas mais importantes a serem consideradas ao recortar e colar peças é o fato de que as bordas das peças podem se sobrepor. Isso significa que você deve tomar cuidado para não recortar as bordas das peças de forma que elas se sobreponham quando coladas. Além disso, certifique-se de que as bordas das peças estão alinhadas corretamente antes de colá-las, para que elas não sejam desalinhadas quando secas.

4. Deixe as peças secar completamente: depois de colar as peças, é importante deixá-las secar completamente antes de manipulá-las ou movê-las. Se possível, deixe as peças secarem ao ar livre ou em um local bem ventilado. Se estiver usando cola quente, certifique-se de seguir as instruções do fabricante para o tempo de secagem.

Com estas dicas em mente, você estará

Tema: 

Artes em  desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura

Campo de experiências da BNCC: 

Traços, sons, cores e formas

Habilidade da Base Nacional Comum Curricular:

(EI03TS02) Expressar-se livremente por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura, criando produções bidimensionais e tridimensionais.

Público Alvo: 

Educação Infantil 4 e 5 anos e Ensino Fundamental I (adaptar as atividades de acordo com a faixa etária).

Tempo estimado:

8 aulas

Objetivos de aprendizagem:

Expressar-se  por meio das artes suas percepções e opiniões sobre determinado objeto do conhecimento.

Comunicar suas ideias e opiniões  sobre as diversas manifestações artísticas.

Vivenciar as diferentes formas de expressão artísticas e suas linguagens.

Desenho 

Uma das principais funções do desenho no desenvolvimento infantil é a possibilidade que oferece de representação da realidade. Trazer os objetos vistos no mundo para o papel é uma forma de lidar com os elementos do dia a dia.  Desenhar é uma maneira de comunicar-se, portanto, mesmo que os traços sejam entendidos apenas pela criança, ela está expressando sua opinião

Atividade 1 

Usar o desenho como forma de representação 

Faça a leitura de um história e incentive a criança a recontar a história em forma de desenho. Para crianças maiores incentive a mudar o gênero da história por exemplo: proponha aos alunos que transforme, por exemplo, um conto de fadas em história em quadrinhos. Não precisa ser um exímio  desenhista para fazer um quadrinho, podem ser usado os “bonecos palitos” para representar os personagens.

Tips & tricks e plano de aula para atividade de recorte e colagemPintura 

A pintura na educação infantil levará a criança ao tocar no pincel e fazer movimentos sobre uma superfície, assim começará a conhecer e aprimorar a sua coordenação motora, conhecer novas cores, desenvolver novas formas através da sua imaginação e podendo explorar esta forma de arte, não apenas com o pincel, mas com as mãos também.

Atividade 2

Use a releitura para encantar as crianças

Releitura e fazer uma nova interpretação baseada em uma obra de arte que já existe ( escultura, pintura, conto, peça, etc), é transformar, recriar. Fazer uma releitura consiste na criação de uma nova obra a a partir de outra já existente acrescentado seu estilo próprio e visão sobre a original, e claro sem fugir da ideia/tema central..

Proponha a turma  que faça também uma releitura da obra de Romero Brito (Mona Cat) Fale com a turma a respeito da obra de Romero Brito que é uma releitura do quadro Monalisa  de Leonardo Da Vinci. Usando a tinta e pincel estimule as crianças criarem também a sua versão de Monalisa.

Tips & tricks e plano de aula para atividade de recorte e colagem

Tips & tricks e plano de aula para atividade de recorte e colagem

Colagem

A colagem é uma técnica de arte, através da qual, podemos ensinar às crianças muito sobre simetrias, formas e figuras geométricas. Qualquer material que tenhamos em casa pronto a ser descartado pode ser bem vindo para realizar a tarefa: papeis, revistas, botões, palitos… E, claro, tesoura e cola. Olha que linda e barata para fazer com os pequenos!

Atividade 3 

Colagem com jornais

Tips & tricks e plano de aula para atividade de recorte e colagemTips & tricks e plano de aula para atividade de recorte e colagem

Tips & tricks e plano de aula para atividade de recorte e colagemTips & tricks e plano de aula para atividade de recorte e colagem


Dobradura 

Benefícios da dobradura para o desenvolvimento infantil: 
Auxilia na expressão artística;

Desenvolve a autoestima;

Promove a integração social;

Proporciona a sensação de bem-estar;

Aumenta a concentração. Para ver mais dobraduras como estas, super fáceis de fazer com papel circular clique

Atividade 5

Ilustrando histórias com dobradura 

Após contar uma história, o professor irá propor aos alunos que ilustrem a história contada usando a técnica da dobradura. Os alunos poderão criar um livro fazendo ilustração com os  personagens  da história em forma de dobradura. A dobradura é uma técnica versátil e fácil de ser usada pelos pequenos.

Tips & tricks e plano de aula para atividade de recorte e colagem

 

Tips & tricks e plano de aula para atividade de recorte e colagem

Escultura de massa de papel machê 

A modelagem é uma atividade que provoca e mobiliza o pensamento espacial. Modelar provoca componentes cognitivos, sensitivos e expressivos diferentes dos mobilizados pelo desenho. Diferente da massa de modelar comprada a massa de papel machê a criança pode modelar a sua escultura e após secar pintar e levar para casa.

Receita da massa de papel machê sem cola e com farinha de trigo

A receita com farinha de trigo deixa a peça mais dura quando seca.

Ingredientes:

1 litro de água

500 g de farinha de trigo

Jornal ou papel de seda picado

Acrescente progressivamente a água ao papel picado, evitando grumos. Deixe descansar por 12 horas. Esprema para retirar o excesso da água e adicione a farinha de trigo, até formar uma massa homogênea. Para que a peça fique mais dura, faça diferentes camadas de massa de papel machê.

Atividade 6 

Escultura de papel machê

Professor, você pode usar a atividade de modelar agregando conteúdos que estão sendo trabalhados em outras disciplinas. Ao contar uma história poderá  propor a turma que modele os personagens em 3D. Ao trabalhar o tema animais poderá propor aos alunos que modele os animais para representa-los em seus habitats, por exemplo. Bom trabalho!

Fonte de consulta 

https://novaescola.org.br/conteudo/121/o-desenho-e-o-desenvolvimento-das-criancas
https://www.dombosco.com.br/noticias/a-importancia-do-desenho-na-educacao-infantil.html
http://www.criandocomapego.com/atividades-de-recorte-e-colagem-para-fazer-com-as-criancas/
https://piquiri.blogspot.com/2014/11/arte-com-jornal-i.html
https://www.fazfacil.com.br/artesanato/receitas-fazer-papel-mache/

2 thoughts on “Tips & Tricks e Plano De Aula para atividade de recorte e colagem”

Leave a Comment