Tips & Tricks para Animais Domesticos e Selvagens in Educação Infantil

Quando se trata de animais, os professores de educação infantil podemos achar que é um desafio mantê-los em controle. Aqui estão algumas dicas e truques para ajudar a manter os animais selvagens e domesticados na sala de aula: -Tente usar um gancho visual para chamar a atenção dos animais. Isso pode ser algo como um brilho ou um som.

-Certifique-se de que os animais estão bem alimentados e hidratados. Isto irá mantê-los calmos e menos propensos ao estresse. -Tente fazer algumas atividades de grupo com os animais.Isso pode ser algo tão simples como um carinho ou um petisco. -Crie um ambiente tranquilo e seguro para os animais.

Os animais de estimação são animais que são mantidos pelos humanos para companheiros ou outros fins. Eles são geralmente mantidos em casas ou outros espaços fechados, e são tipicamente considerados como bonitos e carinhosos. Por outro lado, os animais selvagens são aqueles que vivem em seus habitats naturais e não estão sob o cuidado dos humanos.

Tips & Tricks para Animais Domesticos e Selvagens in Educação Infantil

Tema:

 Animais selvagens e domésticos  

Campos de Experiências da BNCC: 

Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações
Escuta, fala, pensamento e imaginação.

Objetivos de aprendizagens e desenvolvimento da BNCC

(EI03ET03) Identificar e selecionar fontes de informações, para responder a questões sobre a natureza, seus fenômenos, sua conservação.

(EI03EF09) Levantar hipóteses em relação à linguagem escrita, realizando registros de palavras e textos, por meio de escrita espontânea

Faixa etária

Educação infantil 4 e 5 anos (adaptar as atividades a cada faixa etária)

Objetivos específicos

Identificar os animais selvagens e domésticos fazendo a diferença entre eles.
Classificar os animais em domésticos e selvagens.
Realizar atividades que desenvolva percepção, a reação e a atenção através de brincadeiras relacionadas ao tema da aula.

Fazer associações de ideias a partir de jogos de perguntas.
Utilizar escrita espontânea para escrever os nomes dos animais.

Atividade inicial

Roda de conversa

Os animais domésticos, os selvagens e seus lugares de vivências

Converse com as crianças sobre os animais domésticos e selvagens, fazendo correlação com os seus lugares de vivências. Discuta com as crianças sobre os lugares que esses animais vivem e suas necessidades. A criança deve fazer diferença entre uma animal que pode viver dentro de casa e aqueles que precisam de lugares específicos para viverem, mantendo assim o bem-estar do animal.

Use imagens de bichos de verdade para que a experiência se aproxime mais do real possível.

Tips & tricks para animais domesticos e selvagens in educação infantil
 
Tips & tricks para animais domesticos e selvagens in educação infantil

Atividade 1

Quem sou eu?

Após a conversa, proponha a brincadeira: Que animal é esse? Faça a brincadeira sempre destacando se o animal é doméstico ou selvagem, ligando aos seus lugares de vivências. Vai dando pistas do animal até os alunos descobrirem qual é o animal e no final pergunte se ele é doméstico ou selvagem!

Tenho pescoço comprido, pernas longas, corpo cobertos de pelos, como folhas no alto das árvores. Quem sou? Sou doméstico ou selvagem? R: GIRAFA

Vivo na água, como pequenos peixes, possuo nadadeiras, não tenho pelos, sou muito brincalhão. Quem sou? Sou doméstico ou selvagem? R: GOLFINHO

Vivo em florestas, tenho o corpo cobertos de penas, possuo bico que facilita a pega de alimentos, posso voar e sou colorido. Quem sou? Sou doméstico ou selvagem R: ARARA

Corpo coberto de pelos, posso viver em casas e quintais, sou carnívoros e faço au, au. Quem sou? Sou doméstico ou selvagem? R: CACHORRO

Tem o corpo cobertos de pelos, sua alimentação são vegetais como frutas, verduras e legumes, vivo em fazendas ou quintais, eu faz óinc, óinc. Quem sou? Sou doméstico ou selvagem? R: PORCO

Corpo coberto de pelos, podem viver em casas e quintais, são carnívoros, tem hábitos noturnos, e faço miau, miau. Quem sou? Sou doméstico ou selvagem? R: GATO

Em seguida aplique a atividade abaixo para reforçar o aprendido

Tips & tricks para animais domesticos e selvagens in educação infantil

Atividade 2

Jogo de adivinhação

Cole a cartela em papel cartão, recorte as cartas. Para reforçar o jogo e facilitar a limpeza cole no contact.

Como jogar?

Colocar as cartas com a imagem para baixo. O jogador tira uma carta sem ver. Ele mostra para os outros jogadores qual ele tirou. Agora ele precisa descobrir qual animal tirou perguntando características para os colegas. Os colegas só podem responder sim ou não. Ex: é um animal doméstico? Tem pelos? É grande? É pequeno?

Formas alternativas de jogar para manter o distanciamento social em sala. O professor irá numerar as cartas. E um aluno por vez irá dizer o número da carta que quer tirar. O professor tira a carta que o aluno pediu sem que ele veja o animal. Esse aluno que pediu a carta deve ficar em lugar à frente da turma e virado para frente para que não veja a carta.

O professor mostrará a carta para a turma, mas antes pede a turma para não dizer o nome do animal. O aluno que tirou a carta deve perguntar e a turma deverá responder com sim ou não. Se aula for remota, o professor poderá enviar o jogo para que o aluno jogue em casa com seus familiares e compartilhará a sua experiência no grupo da turma.

Tips & tricks para animais domesticos e selvagens in educação infantil

 

Tips & tricks para animais domesticos e selvagens in educação infantil

Atividade 3

Nesta atividade o aluno irá identificar os lugares de vivências dos animais ligando aos seus habitats. A criança deve fazer diferença entre uma animal que pode viver dentro de casa e aqueles que precisam de lugares específicos para viverem, mantendo assim o bem-estar do animal.

Tips & tricks para animais domesticos e selvagens in educação infantil

Atividade 4

Atividade para reforçar o conceito aprendido. Nesta atividade o aluno irá identificar e classificar os animais em domésticos e selvagens. Esta atividade, também, pode ser aplicada de formas alternativas entre elas, o professor poderá levar para sala de aula várias imagens de animais em seus habitats.

O professor poderá dividir em um cartaz escrevendo os temas: animais domésticos de um lado e animais selvagens de outro. Mostrará as imagens a turma perguntado sobre os seus habitats e classificando-os. Em seguida, colará as imagens no cartaz.

Tips & tricks para animais domesticos e selvagens in educação infantil

Atividade 5

Atividade de escrita

Proponha aos alunos que escrevam os nomes dos animais domésticos e selvagens que eles mais gostaram nas atividades anteriores, utilizando a escrita espontânea. Chamamos de escrita espontânea o fato de a criança registar do seu modo, de acordo com a fase em que se encontra e não de acordo com o código de escrita estabelecido.

Adaptar a atividade de acordo com o desenvolvimento da turma. O professor poderá pedir que desenhe o bicho e escreva a letra inicial do anima

l.Tips & tricks para animais domesticos e selvagens in educação infantil

Materiais

Folhas contendo as atividades e o jogo do adivinha.

Avaliação

A avaliação acontecerá de forma contínua iniciada nas perguntas orais diagnosticadas no início da aula. Posteriormente, as realizações das atividades e interesse pelo tema da aula. Registro e reflexão sobre as atividades realizadas sobre o aprendizado da turma com a experiência vivenciada.

Fontes de consulta

http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pd

Leave a Comment